Os pouco mais de 4 quilômetros que ligam o Golfo de Burnëf à ilha de Noirmoutier, na França, formam uma das estradas mais peculiares e arriscadas do mundo. Feito fosse algo misterioso, como um desafio aos viajantes mais corajosos, só é possível atravessar a estrada conhecida como Passage Du Gois duas vezes por dia por somente algumas horas; no resto do tempo, a estrada simplesmente desaparece.
Trata-se, porém, de fenômeno oposto ao sobrenatural: cercada de água por ambos os lados, a estrada funciona somente durante as baixas da maré que, no resto do tempo, cobre a estrada de água ao ponto dela realmente desaparecer no mar.
Quando a maré está baixa e a estrada própria para ser cruzada, o caminho não oferece perigos especiais. Uma série de painéis nas laterais da via informam se atravessar a Passage du Gois está seguro ou não naquele momento. É evidente, contudo, que anualmente muitos aventureiros acabam presos, capturados pela velocidade por vezes intensa com que a maré sobe.
É por isso que existem uma porção de torres elevadas ao longo do caminho, que permite que o motorista as suba com facilidade para esperar pelo resgate. O único porém é que é preciso dar adeus ao seu carro que, diferentemente da Passage du Gois, provavelmente não reaparecerá intacto assim que a maré baixar.
© fotos: divulgação
vivimetaliun.wordpress.com
Sem comentários:
Enviar um comentário