Nunca ouviram falar dessas incríveis pequenas formigas?
Então deixe eu apresentá-las.
As formigas são animais pertencentes à família Formicidae, o grupo mais numeroso dentre osinsetos. São seres particularmente interessantes porque formam níveis avançados de sociedade, com divisões específicas de tarefas e extrema organização. As formigas estão incluídas em uma única família, com 12.585 espécies descritas até o final de 2010. Entre elas está a formiga-pote-de-mel (Myrmecocystus sp.), geralmente encontrada em regiões desérticas da África, América do Norte e Austrália.
Estas formigas são conhecidas por usarem o próprio abdômen como reserva de alimento para todo oformigueiro, permanecendo na maioria das vezes imóveis no teto doformigueiro.
Em períodos de escassez, algumasformigas saem a procura de alimento nodeserto e, quando encontram, armazenam o conteúdo. Depois de todo o alimento ser absorvido pelas companheiras, as formigas “reservatório” voltam ao seu tamanho normal e estão prontas para mais uma etapa decolheita.
Fonte: TopBiologia
bio-orbis.blogspot.pt
A bizarra formiga pote de mel
Basta uma rápida olhada para esta formiga que entendemos de imediato a razão para seu nome:
Então quando o tempo esquenta de vez e toda a vegetação morre, a água que havia já evaporou faz tempo, essas formigas se tornam verdadeiros supermercados para suas irmãs. Elas vão gradualmente vomitando o mel até esvaziar completamente.
Graças a esta engenhosa artimanha, elas sobrevivem ao mais rigoroso dos verões em lugares inóspitos da Terra. E também graças a isso elas são muito apreciadas por diversos animais, inclusive o ser humano.
Uma outra razão para que elas fiquem no escuro e distante fundo do formigueiro é que como são uma grande fonte de energia, elas precisam ser protegidas a todo custo, pois representam a sobrevivência da espécie. É mais ou menos como a gente faz com barras de ouro.
Além disso, ficar no fundo do formigueiro ás mantém protegidas de animais que tentam escavar em busca delas. Outra curiosa característica deste animal é que ele muda de cor, sendo as mais comuns o verde, vermelho, amarelo, laranja e azul.
No Brasil não existe dessa formiga, porque nosso clima é tropical e tem fartura de comida para formigas e outros bichos.
Seu abdomen gigantesco, está repleto de um caldo gosmento. Essas curiosas formigas vivem em locais áridos ou desérticos, onde a água é absolutamente escassa. Devido à essas restrições naturais, a formiga evoluiu para transportar sua própria água (pra ela e pra colônia) de modo que poderíamos dizer que a formiga é mesmo um pote de mel ambulante. Após o período das chuvas, surge o néctar em pequenas plantas que, devido ao inóspito ambiente, tem vida muito curta. Então as formigas mais do que depressa, coletam todo este néctar, pois sabem que em breve as condições climáticas irão piorar. Algumas formigas da colônia são escolhidas e alimentadas com gigantescas doses de néctar, de modo que elas simplesmente viram esferas de comida, até ficarem do tamanho de uvas!
Em função do tamanho que adquirem, essas formigas acabam presas no fundo do formigueiro a maior parte do tempo, pois elas atingem um tamanho tão grande que não conseguem passar pelos caminhos de tuneis estreitos que levam para fora da colônia. Então a vida dessa formiga se resumje a apenaas duas coisas. Ficar parada no alto do teto da câmara (pra não ocupar espaço no caminho) e esperar. Mas não é uma só. São centenas, talvez milhares delas.
Além disso, ficar no fundo do formigueiro ás mantém protegidas de animais que tentam escavar em busca delas. Outra curiosa característica deste animal é que ele muda de cor, sendo as mais comuns o verde, vermelho, amarelo, laranja e azul.
No Brasil não existe dessa formiga, porque nosso clima é tropical e tem fartura de comida para formigas e outros bichos.
indoalemdoslimites.blogspot.pt








Sem comentários:
Enviar um comentário