AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

O maior ícone pop do folk, Woody Guthrie


Woody Guthrie foi a voz dos oprimidos e dos retirantes. Ele tornou-se um dos maiores ídolos e influência do cantor Bob Dylan / Divulgação

Woody Guthrie foi a voz dos oprimidos e dos retirantes. 

Ele tornou-se um dos maiores ídolos e influência do cantor Bob Dylan



De Leste a Oeste dos Estados Unidos, o cantor e compositor folk Woody Guthrie terá hoje seu nome lembrado e sua música mais conhecida, This land is your land, entoada país afora. Woodrow Wilson Guthrie faria cem anos neste 14 de julho. Nascido em Okemah, Oklahoma, ele foi uma espécie de Luiz Gonzaga americano, guardadas as devidas proporções. A comparação pelo domínio que ambos detiveram da música folk de seus respectivos países, por serem cantores do povo e deixado uma obra caudalosa, além de uma influência que aumentou à medida que os anos se passaram.
Para o tempo que viveu, 56 anos, Guthrie compôs uma quantidade impressionante de canções, cerca de 3 mil (e ainda restam centenas de letras inéditas), além de peças e livros de poesia e ficção. A pé, de carona ou dirigindo, ele viajou pelos Estados Unidos denunciando injustiças, cantando para operários, enfrentando a polícia, arrebanhando causas, sendo a voz dos retirantes. Nos anos 1940, ele formou o Alamanc Singers, grupo tão importante para a música americana quanto o encontro de Luiz Gonzaga com Humberto Teixeira.
Semana passada, comentou-se muito sobre o lançamento de uma novela inédita de Guthrie, House of heart, que será editada pelo ator Johnny Depp. Os originais foram concluídos em 1947 e achados pelo escritor Dcouglas Brinkle, enquanto pesquisava para um trabalho sobre bob Dylan, admirador confesso do cantor folk, a ponto de ir para Nova Iorque no início dos anos 1960. Chegando lá, encontrou seu ídolo internado, em consequência de uma doença rara, ainda pouco conhecida - o Mal de Huntington, doença degenerativa hereditária, cujos sintomas foram confundidos com problemas mentais, levando Guthrie a várias internações até o fim de sua vida.
A influência de Guthrie foi tão grande que Bob Dylan dedicou a ele a única canção autoral do seu disco de estreia, lançado aos 21 anos, há meio século - Song to Woody. Foi inspirado no cantor folk, também, que Dylan forjou a sua biografia espalhada pela imprensa quando começou a se tornar famoso.
This land is your land é hoje um segundo hino dos Estados Unidos. Em 2009, o presidente Barak Obama cantou com Bruce Sprinsgteen e Peter Seeger está música que é, grosso modo, uma Asa branca americana.
jconline.ne10.uol.com.br
VÍDEO



Sem comentários: