AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Curiosidades Para o Vestibular: Você conhece a localização atual das principais localidades antigas?




Se tem uma coisa que pega muita gente em provas no geral e até em vestibular, é saber a localidade de certas cidades antigas. A verdade é que as principais cidades que estudamos em História, seja na idade antiga, idade média ou idade moderna, somente poucas continuam com o nome dado originalmente, e outras até perdem parte de seu território para algum império inimigo.
Uma coisa que ajuda bastante você a matar certas charadas em algumas questões é você saber a localidade de certo império. Você pode não saber do que a pergunta está falando, mas caso você saiba a localidade da onde a questão está te levando, você pode matar essa questão sem nem mesmo saber do que se tratava o assunto. Isso ajuda muito em questões de atualidades, e você pode explicar certos conflitos, ideologias e religiões em determinado local somente sabendo que povos viveram ali em épocas mais antigas.
E pensando nisso eu resolvi montar esse post, onde eu cito as principais cidades e localidades estudadas em História e do que foi feita delas hoje.
Esparta – Localizado na península no Peloponeso, Esparta foi uma das cidades mais importantes da Grécia Antiga. Com uma formação totalmente militar, os cidadãos de Esparta eram educados desde o início para serem soldados fiéis ao governo espartano (uma política importante para impedir que o povo tivesse ‘conhecimento’). Hoje a antiga cidade de Esparta é a capital da unidade regional da Grécia – chamada Lacônia – cuja capital é a antiga Esparta.

Cartago – Localizada no norte da África, a cidade de Cartago foi fundada por povos fenícios, muito conhecidos por terem sido os primeiros povos a usarem o alfabeto (considerado um ancestral dos alfabetos modernos) e por seu intenso comércio marítimo, devido sua localização (o Mar Mediterrâneo). O que antes foi Cartago, hoje é um espaço dentro da cidade de Túnis, capital da Tunísia. Hoje as ruínas da antiga cidade fenícia é um dos principais pontos turístico da cidade e considerada umas das mais importantes da antiguidade.

Constantinopla – Localizada no noroeste da Turquia, a cidade de Constantinopla foi uma das cidades mais importantes da Idade Antiga e Idade Média por conta de seu acesso privilegiado entre oriente e ocidente. Apesar da queda do Império Romano do Ocidente em 476 d.C, a cidade continuou forte até 1261, quando deu indícios de declínio devido a fortes investidas de impérios inimigos. A cidade foi capital do Império Romano do Oriente, mais tarde Império Bizantino, até sua tomada pelos turcos otomanos em 1453 (data do marco do fim da Idade Média). Hoje Constantinopla é a atual Istambul, a maior cidade da Turquia (confundida muitas vezes como atual capital da Turquia; vale lembrar que Ancara é sua capital)

Pérsia – Localizado ao leste da Mesopotâmia, a Pérsia foi um vasto império da Idade Antiga que se envolveu em muitas guerras de conquistas e reconquistas com a civilização Grega. Esse império que contou com várias etnias, foi um dos mais expressivos da época, e até hoje, muito estudado por conta de sua incrível arquitetura. Hoje a localidade desse antigo império se encontra no atual Irã.

Mesopôtamia – Localizada na famosa Crescente Fértil, a Mesopôtamia (“Terra entre Rios”) é muitas vezes confundida por uma localidade de apenas uma etnia, sendo que na verdade a Mesopôtamia foi formada por vários povos (Sumérios, Assírios, Caldeus, Amoritas e Acadianos). Por não ser uma cidade e sim uma denominação de uma localidade, hoje a maior parte de suas terras (donde se localiza os rios Tigre, Eufrates e Nilo) estão localizadas no atual Iraque (maior parte), Síria, Turquia e Egito.

Lusitânia – Localizada na península Ibérica, foi um território onde viviam os povos lusitanos desde o Neolítico. Um povo de origem indo-europeia e com pouca história por falta de registros nativos, foram conquistados pelos Romanos logo no início da expansão Romana, que manteve o território agora romano com o mesmo nome. A Lusitânia corresponde ao atual Portugal, e por essa razão nos também podemos chamar os portugueses de ‘lusos’ ou ‘lusitanos’.

Babilônia – Localizada na Mesopôtamia, foi uma cidade-Estado dominada por povos acadianos e amoritas. Muito conhecida por possuir uma das sete maravilhas do mundo antigo, os Jardins Suspensos da Babilônia, (um templo erguido durante o reinado de Nabucodonosor) que infelizmente, tudo que temos dessa grandiosidade são relatos e estudos arqueológicos de como fora esses jardins. Hoje o que nos restou foi um poço fora do comum que parece ter sido usado para bombear água. A antiga cidade atualmente se localiza na atual Al-Hillah, Iraque.

Machu Picchu – Localizada ao sudeste do atual Peru, essa cidade foi uma das principais cidades do Império Inca, tendo o governante Pachacuti como responsável pela construção da cidade. A cidade foi praticamente feita sob medida, com terras absurdas para a agricultura local e a maravilhosa distribuição de maneira organizada para casas, templos e ruas, bem ao meio das montanhas. Atualmente, a cidade antiga dos incas, Machu Picchu, fica no vale do rio Urumamba, Peru, onde se recebe milhões de pessoas todos os anos em turismo.

morangocondensado.meximas.com

Sem comentários: