Lembra-se do Museo Subacuático de Arte (MUSA), um museu no México que só pode ser visitado com equipamento de mergulho? O conceito chega pela primeira vez à Europa com o Museo Atlantico, localizado na costa de Lanzarote, em Espanha.
Ao todo, são cerca de 400 esculturas da autoria do artista britânico Jason deCaires Taylor, o mesmo que criou as esculturas que podemos visitar no MUSA.
As esculturas estão localizadas a 12 metros de profundidade, e pretendem trazer "um diálogo entre a arte e a natureza," enquanto aumentam o interesse pela ilha de Lanzarote e a sua riqueza cultural.
Taylor esculpiu as peças que estão expostas, e cada uma delas pretende criar conversação. Uma das séries, intitulada The Raft of Lampedusa, inclui esculturas que pretendem alertar para "a responsabilidade coletiva que temos na agora comunidade global," fazendo referência à crise de refugiados e as vidas que se perderam no mar.
Além da questão social, a construção deste museu pode funcionar também como uma forma de preservar a fauna do local. As esculturas servem como um recife artificial, onde os peixes locais podem encontrar abrigo e alimento, relembrando para os perigos que a vida dos oceanos enfrenta atualmente.
Para isso, Taylor utiliza um material específico para construir as suas esculturas.
querosaber.sapo.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário