AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Qual é a profundidade do oceano?


O oceano é um lugar incrível, cheio de vida e curiosamente, pouco explorado pelos humanos. Para se ter uma ideia, nós só conhecemos pouco mais de 1% do que existe nos nossos mares e muitos lugares do fundo do oceano ainda são praticamente descobertos pela ciência.


Então fica aí a pergunta. Qual é a profundidade do oceano? Confira esse post e saiba um pouco mais sobre as profundezas de nosso planeta.

Para começar assista a esse vídeo do Marcelo Machado que explica de forma bem simples e criativa o que pode ser encontrado a medida que descemos no fundo do oceano.

VÍDEO

 

Nosso planeta é 80% coberto por mar, e destes, a maior parte tem cerca de 3 mil metros de profundidade. Da área oceânica pouquíssimo é conhecido pela ciência. Aqui existem muitas coisas para serem descobertas, como montanhas submarinas, muitos tipos de ambientes e uma biodiversidade exuberante que até a pouco tempo atrás ainda era desconhecida pela comunidade científica.


O ponto mais fundo do oceano é a fossa das Ilhas Marianas, localizada no Oceano Pacífico, cerca de 2.500 km a leste das Filipinas. É uma espécie de vale submarino e está, na sua parte mais profunda, 11.500 metros abaixo da superfície do mar, o que equivale a sete vezes o tamanho do Grand Canyon, nos Estados Unidos.

Já o recorde de profundidade em mergulho foi obtido por Jacques Piccard, oceanógrafo suíço, e Donald Walsh, tenente da Marinha americana. “Ambos comandaram o submersível Triest I, que desceu 35.800 pés.


A medida em que vamos nos aprofundando no oceano, deixamos para trás as águas iluminas e cheias de vida da superfície, onde aos poucos o oxigênio e a luz vão ficando cada vez mais escassos e a pressão começa a aumentar, chegando ao ponto em que facilmente esmagaria um ser humano, nesse lugar encontramos o mundo misterioso do oceano profundo.

O fundo do mar tem 300 vezes o tamanho do espaço habitado pelas espécies de terra. É de um frio inimaginável e envolto em escuridão quase total. No entanto, a escuridão está viva, cheia de exércitos incalculáveis de criaturas fantásticas.

Algumas são ridiculamente grandes, algumas possuem corpos cintilantes, outras são mais assustadoras que o mais temido bicho-papão que já imaginamos quando éramos crianças. Confira como são algumas das espécies que habitam esse local:



























A profundeza do oceano é basicamente um mundo alienígena relativamente acessível se comparado a outros planetas do Sistema Solar. É a fronteira final do nosso planeta.


tudorocha.blogspot.pt

Sem comentários: