AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Um Século a produzir... Desemprego.


 NUNO MATIAS
jovens_desemprego.jpg
Desemprego, o maior flagelo da Humanidade. É a Taxa de Desemprego e o RendimentoPer Capita que determinam o grau de prosperidade de uma Região, de um Estado ou de uma Nação. Neste Artigo, vou indicar as razões de ser uma Realidade que é impossível alterar, excepto com uma mudança de mentalidade. 
Década de 1900Tecnologia Fundamental: O Motor de Combustão Interna.
Alterações Sociológicas: O início das Ideologias.
A Década no Desemprego: Nesta Década trocou-se a Cidadania pela Ideologia. Foi a Década que deu um forte impulso aos Partidos Políticos e, por conseguinte trocaram-se as Monarquias por Repúblicas. Naturalmente que isso gerou uma forte divisão social e foi o nascimento de uma realidade inexistente, ou seja, o Desemprego.
Paralelamente, a Indústria confirmou a utilização de maquinaria a vapor que podia substituir a mão-de-obra humana. Nasceu a Linha de Montagem na Ford e, com isso, matou-se a Manufactura. Nas ruas, o carro substituiu as carroças de tracção animal.
Juntamente com o impacto social dos Partidos Políticos, o carro e a linha de montagem permitiu o aumento do desemprego.
Década de 1910Tecnologia Fundamental: O aparecimento da Gasolina.
Alterações Sociológicas: Produção em Massa.
A Década no Desemprego: A contestação nas ruas na Década anterior cria clivagens entre os Ricos e os Pobres. Essa clivagem e o subsequente aparecimento dos Partidos de Esquerda, faz com que nasçam revoluções em várias Nações. As Revoluções agrupam-se e, com o assassinato do Arquiduque Francisco Fernando da Áustria na Bósnia cria as condições idílicas para a Primeira Grande Guerra. Guerra essa que colocou a Logística no palco principal devido à descoberta do petróleo ser convertido em combustível.
O Desemprego reduz-se devido ao esforço da guerra mas, no entanto, a entrada em massa de maquinaria automatizada para produzir armas reduz o tempo de produção individual de cada produto a produzir. Entramos na Era da Produção em Massa.
Década de 1920Tecnologia Fundamental: Industria da Produção em Massa.
Alterações Sociológicas: Mercado Bolsista.
A Década no Desemprego: Terminada a Primeira Grande Guerra, todos os que trabalhavam no esforço de guerra foram para o desemprego. No entanto, a capacidade de produzir em massa reduziu o número de trabalhadores necessários para produzir algo. Com o agregar de várias empresas com o recurso ao Mercado Bolsista, muitas empresas delegaram a terceiros as suas áreas comuns, ou seja, os Recursos Humanos. Assim sendo, nasceriam as primeiras empresas dedicadas ao Emprego.
Logicamente que o desemprego aumentou colossalmente com o final da Primeira Grande Guerra, com a Produção em Massa e com as diversas Fusões na Indústria.
Finalmente, é redigido um Tratado entre os maiores fabricantes de aparelhos afim de reduzir a longevidade dos mesmos. Este Tratado secreto é considerado o ponto inicial da Era do Consumismo.
Década de 1930Tecnologia Fundamental: Electricidade.
Alterações Sociológicas: Partidos Trabalhistas.
A Década no Desemprego: Até à Década de 1920, a Indústria apenas utilizava o Vapor e o Gasóleo como força motriz da sua capacidade produtiva. Graças à General Electric de Thomas Edison, a Electricidade espalhou-se a uma velocidade fulminante. Com o aparecimento das primeiras tecnologias de transmissão e registo de dados recorrendo à electricidade, os Jornais foram trocados pela Rádio. Paralelamente, o Desemprego aumentou devido ao Crash da Bolsa de New York.
O Desemprego e a falência da economia permitiu o nascimento dos Partidos Trabalhistas e foi o Líder de um deles que causou a Segunda Guerra Mundial. Sim, Adolf Hitler era o Líder de um Sindicato convertido em Partido, o Partido dos Trabalhadores Nacionais-Socialistas Alemães.
Década de 1940Tecnologia Fundamental: Nascimento da Informação.
Alterações Sociológicas: Baby-Boom.
A Década no Desemprego: Depois de terminada a Segunda Grande Guerra e com a morte de milhões de Cidadãos à escala global, os Governos decidiram criar incentivos para popularizarem as suas Nações. Graças às invenções nas Áreas da Mecânica e Electricidade, a produção em massa entrou a todo o vapor. Devido ao factor anterior, muitos passaram da Indústria para os Serviços e, por conseguinte, nasceu a ideia do Comércio Local que tinha morrido na Década de 1920. O desemprego teve o seu ponto mais baixo devido à redução populacional e por haver a necessidade de criar mais empresas para "alimentar" o famoso Baby-Boom.
Paralelamente, a Televisão vence a Rádio e os Cidadãos começam a sentir "fome por Informação". Graças à descoberta da Máquina Enigma Nazi, torna-se possível criar os primeiros computadores nas Universidades. 
Década de 1950Tecnologia Fundamental: O Transístor.
Alterações Sociológicas: Independência Colonial.
A Década no Desemprego: Até esta Década, muitos habitavam as Colónias Europeias. Colónias essas que aproveitaram o clima de prosperidade e os efeitos da Segunda Guerra Mundial para pedir as suas Independências. Naturalmente que muitos tiveram que fugir dos Estados Coloniais para as Nações Colonizadoras. Esta fuga não teve grande impacto por ainda se respirar o "Efeito do Baby-Boom". 
Por outro lado, o Transístor nasceu e, essa invenção iniciou o longo processo de redução do tamanho dos computadores e o respectivo aumento da sua capacidade de computação. A Indústria desiste das máquinas a vapor e a diesel e troca-as por Robots. Os Robots são o fruto de uma invenção quase esquecida no final da Década de 1930, ou seja, o Motor Passo-a-Passo. Esta robotização da Indústria criou a Primeira Vaga de Desemprego Tecnológico visto que só afectava a Indústria Pesada.
Década de 1960Tecnologia Fundamental: A Pílula Anti-Concepção.
Alterações Sociológicas: A Globalização.
A Década no Desemprego: O desenvolvimento computacional e o desenvolvimento da robótica permite que, cada vez mais, se reduza o número de funcionários. Depois da Indústria Pesada, a Indústria Média dos Consumíveis inicia os processos de despedimento afim de mecanizar as suas linhas de montagem. 
Os Baby-Boomers, nascidos nas Décadas de 1950 e 1960 começam a trabalhar mas, devido à Pílula Anti-Concepção que permitia o sexo somente pelo prazer, têm poucos filhos e, muitos, devido aos vícios das outras drogas e devido aos efeitos devastos de Alimentos produzida em massa, ficam estéreis. Estes jovens iniciam o longo processo social de igualdade racial e entre géneros. 
A mecanização em actos exploratórios como no Petróleo e no Gás Natural permite uma queda abrupta nos seus preços. É esta a razão que provoca, na Década seguinte, à Crise do Petróleo. Paralelamente, as Indústrias Pesadas, tendo bastantes lucros e temendo as represálias fiscais, agem em conjunto com a Banca para criar as primeirasOffshores. Finalmente, a Década termina com o primeiro evento transmitido à escala global, a chegada do Homem à Lua.
Década de 1970Tecnologia Fundamental: O Software.
Alterações Sociológicas: O Entertenimento.
A Década no Desemprego: O Software permite uma gigantesca redução do tamanho dos computadores. Paralelamente, nasce a capacidade de registar dados em dispositivos portáteis. Todas estas invenções permitem que a Tecnologia entre na Indústria dos Serviços e, por conseguinte, inicia-se uma vaga de despedimentos nesta indústria.
Curiosamente, a Produção em Massa entrou em níveis astronómicos e, em conjunto com a computação, é possível ter fábricas gigantescas de produção massiva com poucos empregados. Naturalmente que isto provocou uma colossal necessidade por energia. Assim sendo, houve a Crise do Petróleo e a Crise da Energia.
A Década terminou com a entrada massiva do Micro-Processador permitiu níveis de processamento computacional astronómicos. Foi a vez da Finança e dos Governos adoptarem a Informática e isto permitiu os primeiros despedimentos nessas Áreas. A Indústria do Entertrenimento, em conjunto com o aumento dos conhecimentos académicos necessários para ser ter um Curso Superior, fez com que os filhos dos Baby-Boomers decidissem ter os seus filhos bem mais tarde.
Década de 1980Tecnologia Fundamental: O Computador.
Alterações Sociológicas: As Offshores.
A Década no Desemprego: O Computador nasce e, mais no final da Década, nasce a utilização privada da Internet. Estas duas invenções conectam o Mundo e a Alta-Finança e a Banca. Esta conectividade permite que a Indústria dos Serviços comece a agregar-se entre si. Por conseguinte, nascem os primeiros Aglomerados Empresariais apelidados de "Holdings". A Indústria Produtiva não fica atrás e isto permite que hajam mais despedimentos. Começam as primeiras crises sociais de larga escala e, como tal, começam também a a existir os primeiros atentados terroristas.
O Mundo conecta-se e a Informação circula mais rápido. Muitas Ditaduras começam a desaparecer e, naturalmente que isto provoca outra vaga de Desemprego nessas Nações visto que todos trabalhavam em prol do Estado. Como o Estado é reduzido drasticamente e não há Entidades Privadas para a contratação, a Fome instala-se e, por conseguinte, existem os primeiros tumultos sociais à escala global.
Com a redução massiva do número de funcionários das Indústrias Produtivas e dos Serviços e com a sua agregação em Holdings, os lucros dessas Indústrias aumentam colossalmente e ambas começam a usar massivamente as Offshores devido às represálias fiscais. Entretanto, a Formação contém cada vez mais informação e isso provoca uma ida cada vez mais tardia para o Mercado do Trabalho por parte dos Jovens.
Década de 1990Tecnologia Fundamental: A Internet.
Alterações Sociológicas: As Grandes Superfícies.
A Década no Desemprego: A Internet espalha-se massivamente e isso aumenta mais a conectividade empresarial e civil. Este aumento da conectividade reduz a necessidade de haver os poucos funcionários que ainda persistiam dentro das Empresas. A Produção em Massa beneficia com isso e, juntamente com as novas capacidades logísticas, nascem as Grandes Superfícies Comerciais e inicia-se a morte lenta do Comércio Local.
A Contabilidade, a Banca e a Alta-Finança ficam reduzidas a poucos funcionários e isso permite que os seus lucros aumentem de uma forma vertiginosa. Fecham-se Agências Bancárias e os Serviços começam a ser transitados para o Mundo Virtual. Paralelamente, a Banca começa a financiar a Agricultura para que se modernize visto que é necessário aumentar a explosão demográfica derivada do conforto do Mundo Moderno. Nesta Década nasce a uniformização dos Consumo, ou seja, nasce o "Standart" necessário para reduzir ainda mais os gastos com a produção. Tudo se torna mecanizado e prototipado. Embora se viva o Multi-Culturalismo, tudo o que é diferente no Consumo deve de desaparecer. A Produção deve ser barata, assim como a distribuição. No entanto, deve vender-se com o preço como se nada disto existisse. 
Década de 2000Tecnologia Fundamental: As Redes Sociais.
Alterações Sociológicas: O Crédito.
A Década no Desemprego: O Consumo dispára, nada é substituível porque fica mais barato comprar novo e a Tecnologia substituiu o Homem de uma forma assustadora. O Comércio Local fica reduzido porque as Grandes Superfícies se apropriaram dos seus clientes. Paralelamente, um jovem inicia o seu trabalho e a sua família cada vez mais tarde. Mas, nesta Década, acontece um facto que era espectável: os Baby-Boomers começam a pedir as suas reformas. Estes pedidos em massa levam à falência dos Estados Sociais visto que não há trabalhores suficientes para pagar as reformas que vão sendo pedidas.
No lado da Economia, a Banca fica reduzida a meia-dúzia de Super-Bancos à escala global. Como já não é possível guardar tanto dinheiro nas Offshores, os Bancos começam a beneficiar livremente o Crédito para que os seus cofres fiquem menos cheios. Como o Mercado do Trabalho é bastante reduzido devido à tecnologia ter sustituído os humanos, o pagamento dos créditos deixa de ser possível. Como resultado, os Bancos ficam enfraquecidos e não há dinheiro para os encher visto que esse dinheiro foi canalizado para Bens não-lucrativos como o Imobiliário e dos Bens de Primeira Necessidade.
Finalmente, o poder das Redes Sociais permite conectar o mais simples Cidadão ao resto do Mundo. Nasce assim, a Pirataria e os primeiros atentados terroristas à escala global sem que as Autoridades suspeitassem. Um desses atentados fez desaparecer algumas milhares de empresas que estavam alojadas no World Trade Center em New York, Estados Unidos da América.
Década de 2010Tecnologia Fundamental: A Deep Web.
Alterações Sociológicas: A Austeridade.
A Década no Desemprego: Os jovens não conseguem obter emprego visto que tudo se encontra mecanizado e informatizado. As Holdings delegaram serviços não-essenciais, como a Contratação, a outras empresas. O Trabalho a Tempo Inteiro é substituído pelo Trabalho Temporário e as empresas de contratação são verdadeiras autoridades a contratar. São autoridades porque substituíram os Governos na criação e na aplicação das Leis. Os cofres dos Bancos estão vazios e as Offshores estão cheias de dinheiro visto que é barato produzir e transportar.
Enfim, pouco se trabalha por não existir trabalho e cada vez há mais Reformados dos que Trabalhadores. As Estatísticas do Desemprego são adulteradas com Cursos de Formação inúteis e com falsos Anúncios de Emprego. Enfim... estamos há um Século a produzir Desemprego. Neste cenário catastrófico temos que perguntar que Década queremos para 2020. Sim, temos de perguntar porque temos 4 anos para mudar a nossa Mentalidade como Sociedade Global.

oourico.blogs.sapo.pt

Sem comentários: