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quinta-feira, 28 de abril de 2016

DUAS VIAGENS EM LISBOA, UMA COM TÁXI OUTRA COM UBER. QUANTO CUSTOU?






Depois de requisitados em simultâneo por jornalistas da agência Lusa, os dois veículos chegaram ao mesmo tempo à Praça do Município, efetuaram exatamente o mesmo percurso até ao Centro Comercial Colombo, com o táxi a demorar menos dois minutos a chegar ao destino e a cobrar mais 1,12 euros.
O taxista fez o percurso em 22 minutos e cobrou 10,05 euros, enquanto a viagem marcada através da aplicação Uber (plataforma digital que fornece serviço privado de transporte) demorou 24 minutos e custou 8,93 euros.
Oito minutos foi o tempo que ambos levaram a chegar ao ponto de partida da viagem, após o pedido feito através da aplicação Uber, só disponível na internet, e o telefonema para a central da Rádio Táxis de Lisboa.
Assim que chegou, o taxista questionou o destino, enquanto o profissional em trabalho para a Uber confirmou a informação que obteve logo no momento em que lhe foi solicitado o transporte.
Nenhum perguntou o itinerário a seguir, tendo ambos optado pelo mesmo percurso: Praça do Município, Rossio, Marquês do Pombal, Avenida António Augusto de Aguiar, Praça de Espanha e Avenida Lusíada.
Ao longo da viagem, os dois carros chegaram a estar parados, lado a lado, nuns semáforos na subida da Avenida António Augusto de Aguiar, antes de chegar à Praça de Espanha.
O táxi, com 15 anos, apresentava sinais de desgaste nos estofos e nos apoios de braço e, à exceção dos tapetes, estava limpo. A viagem foi feita ao som da Rádio Renascença, em volume baixo.
Já o veículo do profissional que presta serviço para a Uber tem matrícula deste ano e encontrava-se completamente limpo. A Rádio Nostalgia fez companhia ao longo da viagem.
Durante o percurso, o taxista, na casa dos 50 anos, mostrou-se conversador, abordando temas como o futebol, o trânsito em Lisboa ou a proliferação de 'tuk tuk' (minicarros turísticos) na cidade.
"Isto é uma praga", desabafou em tom irritado, quando ultrapassava um destes veículos.
O motorista da Uber, com cerca de 30 anos, demonstrou uma postura cordial, mas só se manifestava sempre que era abordado, tratando a jornalista por "menina".
Quando já estava próximo do Colombo, o taxista perguntou qual o local de desembarque, enquanto a viatura ao serviço da Uber parou numa das entradas deste centro comercial.
No fim da viagem o taxista questionou: "Quer fatura? São 10 euros e cinco cêntimos, mas deixe lá os cinco cêntimos", acrescentou. Depois do pagamento, efetuado com uma nota de 20 euros, deu 10 euros de troco e desejou bom fim de semana ao jornalista.
No caso da plataforma Uber, o pagamento fez-se automaticamente através do cartão de crédito, previamente associado à aplicação, e a fatura foi enviada, de imediato, para o email da conta do cliente.
www.lusopt.com

1 comentário:

pvnam disse...

Os taxistas gastaram milhares de euros num alvará e num curso de formação... entretanto... é feito tábua rasa para beneficiar uma multinacional.
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Acontece por todo o lado:
- legislação é feita à medida das multinacionais... milhões de empresas familiares vão à falência.
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-» Os 'globalization-lovers', UE-lovers e afins... que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa
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Pelo Direito à Sobrevivência das Identidades Autóctones:
-» http://separatismo--50--50.blogspot.com/