8 alimentos surpreendentemente saudáveis
“Não coma isso, não coma aquilo”. Tem tanta coisa que faz mal que quando descobrimos uma que faz realmente bem, temos que comemorar.
Vivemos em uma grande ironia alimentar onde os alimentos que mais nos trazem prazer, são também os mais propensos a nos trazer problemas de saúde. Mas a ciência mais uma vez prova que nem tudo é desgraça e alguns alimentos deliciosos desafiam a sabedoria convencional e são, na verdade, escolhas saudáveis:
Chocolate Quente
O chocolate quente oferece ainda mais benefícios do que o chocolate em sua temperatura ambiente. Evite as soluções instantâneas, e pode aproveitar o chocolateescuro também :D
Anchovas
O pequeno peixe super salgado pode parecer uma bomba de sódio, mas as anchovas vem com ácidos graxos de Ômega-3, que são creditados em oferecer proteção contra quase tudo, desde doenças do coração até depressão. E, ao contrário do salmão e outros peixes, anchovas possuem muito pouco mercúrio e outras toxinas.
Café
Sim, caso você beba seis copos (aprox. 500ml) ou mais de café por dia, as chances são grandes de insônia, nervosismo, inquietação, irritabilidade, dores no estômago, batimento cardíaco acelerado e tremores musculares, mas a gama de benefícios é bastante surpreendente, como redução do risco de câncer e diabetes, anulação de depressão e aumento da longevidade.
Ovos
Antigamente crucificado pelo colesterol presente, hoje já foi provado que ovos não são grandes vilões mas sim potências incríveis de nutrientes. Pra cada 70 calorias você recebe seis gramas de uma excelente proteína, por exemplo.
Batatas
Claro que não aquela frita em uma banheira de óleo ou até mesmo a cozida com manteiga e creme de leite. Uma batata média cozida com a pele contém 45% do valor diário de Vitamina C, mais potássio do que as bananas, 10% do valor diário de B6 e quantidades significativas de tiamina, riboflavina, folato, magnésio, fósforo, ferro e zinco. E tudo isso por apenas 100 calorias, sem gordura, sódio ou colesterol.
Vinho
Os antioxidantes presentes no vinho podem ajudar a prevenir doenças cardíacas ao elevar o nível do colesterol “bom”, o que já foi provado em diversos estudos. Mas lembre-se: com moderação.
Guacamole
Apesar do abacate ser calórico, ele contém importantes carotenoides, bastante vitamina E, potássio e fibras. Quando transformado em guacamole, parte das calorias é retirada e a mistura com tomate, cebola e limão (todos saudáveis por si só) cria um prato ainda mais saudável.
Melancia
Um prato cheio de saúde. Com aproximadamente 92% de água em sua composição, a melancia é uma excelente fonte de licopeno (um poderoso antioxidante), potássio, vitamina A e C.
Fonte: MNN
Sem comentários:
Enviar um comentário