AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sábado, 4 de fevereiro de 2012


O CASO DO SEM ABRIGO E A JUSTIÇA NO MEU PAÍS



Acompanho sempre com muita atenção tudo o que se passa no meu país para fazer meu juizo sobre o estado da Nação e seu regime dito “democrático” onde existe uma justiça para ricos e outra para os pobres, havendo já um total descrédito por parte da população que verifica uma escandalosa impunidade sobre os poderosos (normalmente politicos envolvidos em casos de corrupção, branqueamento de capitais, desvios de milhões, etc.) que escapam ilesos dos crimes de que são acusados, enquanto o cidadão comum é julgado e condenado mais facilmente por algo irrisório  como foi o caso de um sem abrigo que tentou tirar um frasco de champoo e uma caixa de polvo de um supermercado e tem de pagar agora  uma multa de 250 euros pelo seu acto que o "Pingo-Doce" pretende manter sua queixa.

Em face disto criou-se uma corrente de solidariedade nas redes sociais (especialmente no Facebook) onde já existem 25.000 pessoas que dão um cêntimo cada uma para pagar a multa ao Estado português que infelizmente não se compadece dos seus pobres e dos sem abrigo que obviamente têm de respeitar as regras e normas da Sociedade onde vivem, não roubando para comer e sim terem de pedir esmola para sobreviver, malgrado nem sequer receberem um mísero subsídio para isso. No entanto há gente que recebe do Estado aquilo que não merece nem tem direito, tal como foi denunciado publicamente pelo Ministro da Solidariedade Social (Mota Soares) que disse haver pessoas com 100.000 euros no Banco que recebem subsidio de "reinserção social”... o que é isto?

A justiça, porém, mostra que é capaz de castigar os que menos têm e não têm quaisquer hipóteses de se defender. Os ricos, esses sim, os Juizes até os temem e não os beliscam porque seus advogados pagos a peso de ouro ou ávidos de protagonismo televisivo, conseguem sempre protelar processos durante anos até expirar. Todos sabem isso e até a própria Ministra da Justiça (Paula Teixeira da Cruz) tenta fazer algo para acabar com esta vergonhosa situação para que o povo português recupere a confiança perdida mas não creio que ela o consiga enquanto não houver exemplos de facto que provem a necessária remodelação ou reestruturação do sistema judicial português.

Fica aqui mais esta questão,

Pausa para reflexão!

Rui Palmela 
blog Alvorecer

Sem comentários: