AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012



EuroMistério

«O encontro do Eurogrupo, que arrancou cerca das 16:00 em Bruxelas, menos uma hora em Lisboa, não contou com a presença do operador de imagem da estação de Queluz de Baixo [TVI], suspenso preventivamente pelo serviço de imprensa do Conselho Europeu.

"Estamos de consciência tranquila. Fizemos o nosso trabalho e esperamos que o facto da câmara da TVI não estar na sala ajude o Conselho Europeu a fazer o seu trabalho para combater a recessão económica e o desemprego de 24 milhões de europeus", comentou à agência Lusa Pedro Moreira, correspondente da TVI em Bruxelas.» 

Notícia da VISÃO on-line em 20 de Fevereiro de 2012

Meu comentário - Entretanto, continua por explicar o facto de no mesmo dia em que ocorreu a polémica gravação do diálogo travado entre Victor Gaspar e o ministro alemão Wolfgang Schäuble, um outro repórter de imagem, de nacionalidade espanhola, ter captado e gravado uma outra conversa, que foi posteriormente divulgada, ocorrida entre o ministro espanhol da Economia e o comissário Olli Rehn, na qual o primeiro informava o outro, em primeira mão, que a legislação laboral espanhola iria ser reformada, e desse facto nenhuma represália ter acontecido. Haverá dois pesos e duas medidas? Serão caprichos? Será mistério? Talvez sim, talvez não, mas se considerarmos que a representante portuguesa junto das Representações Permanentes, uma tal Maria Rui Fonseca, qual intendente Pina Manique a perseguir jacobinos, foi peremptória ao veicular a opinião de que a TVI deveria ser banida definitivamente destas recolhas de imagens, talvez não estejamos longe da verdade, isto é, que os procedimentos disciplinares dos serviços de imprensa do Conselho Europeu, são levados a cabo apenas a pedido das missões dos países membros, e quando estes se sentem incomodados, mesmo que isso traga prejuízo ao direito de informação.
Democracia, transparência, equidade e outros atributos com que a União Europeia fazia gala em se adornar, estão a ser submergidos por aquilo que se chama política utilitária, ou seja lá o que for. Falta apurar se aquele diálogo travado entre Gaspar e Schäuble não se irá confirmar, acabando o incómodo spot de vídeo por tornar-se numa peça que fez questão de contrariar o espírito “situacionista” a que o jornalismo, infelizmente, se tem vindo a acomodar.

Sem comentários: