Em 2 e 3 de Fevereiro de 1954, Loulé e práticamente toda a província, assistiram a algo muito invulgar, por estas terras. Ruas, caminhos, telhados,montes e vales, tudo ficou coberto de um manto de neve.
Já lá vão 58 anos. Mas, muitos são os que ficaram maravilhados nestes dias de que vos falamos .
Segundo o DN da altura, “….em Olhão interromperam-se a luz eléctrica e as comunicações telefónicas. Durante toda a tarde, até cerca das 21 horas, nevou abundantemente. O frio era intenso e a ventania tinha rajadas fortes. Há referência a São Brás, onde durante dez horas consecutivas caiu neve, que nas ruas atingiu 30 centímetros e em alguns sítios um metro. Em Faro, durante parte do dia e da noite caiu forte nevão, facto que despertou curiosidade, pois a maior parte da população nunca vira neve. Em muitos outros locais do Algarve são referidos: em Lagos “caíu neve com abundância”; na Fuzeta “não há memória de espectáculo tão deslumbrante”; em Silves “caíu neve sobre esta cidade e arredores durante toda a tarde, proporcionando um espectáculo de extraordinária beleza”. Nota-se ainda Aljezur, São Bartolomeu de Messines,Loulé e Estoi (onde o termómetro marcou zero graus).”
…………………………………………………………………………………………………………………………………………….
(Notícia publicada em Janeiro de 2004, no jornal «Algarve Informação». )
…………………………………………………………………………………………………………………………………………….
(Notícia publicada em Janeiro de 2004, no jornal «Algarve Informação». )
- Fotos da Avª Costa Mealha de Loulé, cedida por H. Louro e Telhados de Faro cedida por J. Mariano e Nata Design )
Posted by Palma
www.louletania.com
Sem comentários:
Enviar um comentário