AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Ordem dos Enfermeiros paga para ter personagem na nova novela da SIC



www.jn.pt



A Ordem dos Enfermeiros patrocina um personagem na nova novela da SIC, "Nazaré". Uma polémica estéril, aos olhos da bastonária, que defende a medida como importante para a valorização da profissão.
A Ordem dos Enfermeiros assumiu o patrocino de uma personagem na nova novela da SIC, "Nazaré". Um contrato de 44 mil euros, denunciado nas redes sociais, e justificado pela bastonária, ao JN.


"É uma forma de valorizar a profissão aos olhos da sociedade, que se enquadra numa das atribuições da Ordem", explicou a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, em declarações ao JN. 

"Normalmente, quando há personagens de profissão há sempre erros, e também demos apoio nessa parte técnica do que era a personagem e do que a personagem ia fazer. Obviamente, com mensagens para valorizar e dignificar os enfermeiros, que muitas vezes, nas novelas e ficções são mal retratados", argumentou.
Os valores do contrato estão publicados no BASE, o portal de divulgação dos contratos públicos, sob a designação de "Serviços de promoção e difusão da profissão em programa televisivo", e custaram 36080 euros, a que acresce IVA.


A denúncia partiu de Mário A. Macedo, enfermeiro, no Twitter. "O dinheiro dos enfermeiros foi entregue à SIC para a protagonista da novela ser enfermeira", escreve. "Além da distopia de ter a Ordem a recomendar aos enfermeiros que vejam a novela, ainda pagamos por isto", acrescenta.


"Esta personagem foi patrocinada", assume Ana Rita Cavaco, após contacto da produtora. Cláudia, a personagem interpretada por Liliana Santos, é enfermeira num centro de dia. "O facto de ser uma enfermeira da área social foi precisamente o que nos ajudou a tomar a decisão no Conselho Diretivo. Porque esta é uma área, para os enfermeiros, que está muito esquecida e muito abandonada", explicou Ana Rita Cavaco,


"Infelizmente, estes enfermeiros da área social, se os outros ganham mal, estes chegam a levar para casa cerca de 800 euros líquidos", alerta Ana Rita Cavaco, justificando a importância desta personagem.
"É uma enfermeira que trabalha numa área que está um bocadinho esquecida, que é da parte social. Estes enfermeiros queixam-se muito e com razão, mas são tão enfermeiros como os outros, não existem enfermeiros de primeira e de segunda", argumentou.


A OE está envolvida, ainda, noutra novela, ainda por estrear, mas sem patrocínio, apenas com aconselhamento técnico, a pedido da produtora. A personagem é uma enfermeira especialista. No conjunto, as duas personagens retratam "tudo o que os enfermeiros são hoje em dia", argumenta a bastonária.
"Temos enfermeiros e enfermeiros especialistas, embora, infelizmente com a categoria na carreira e sem a correspondente remuneração", acrescenta Ana Rita Cavaco. "Em qualquer país do mundo há uma diferenciação entre o que são os cuidados comuns e os especializados. Não compreendemos porque não nos pagam a diferenciação."



Sem comentários: