AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

O que ocorre realmente quando as pessoas fazem xixi na piscina

Quão bem cheira o cloro das piscinas, não é verdade? Cheira a limpeza. E se eu dissesse que esse cheiro não se deve ao cloro, senão à mistura deste com suor e uma boa dose de urina? Não é brincadeira, um recente estudo revelou que as piscinas públicas têm, em media, 30 litros de urina, mas isso não é nem de longe o pior. O pior é que a urina na água em a que mergulhamos tão alegremente não é nada inócua. O cloro das piscinas é um produto químico pensado para atacar as paredes celulares dos microrganismos e destruí-los, uma tarefa que é capaz de realizar com surpreendente efetividade.

Muitas pessoas acham que este trabalho de desinfecção aplica-se também à urina. Provavelmente seja o razoamento que move uma de cada cinco pessoas a admitir que mijam na piscina. Não falamos da proporção real, só dos que admitem fazê-lo.
O que ocorre realmente quando as pessoas fazem xixi na piscina 01
O caso é que o cloro não neutraliza a urina. O que faz é se misturar com ela dando lugar a dois compostos chamados cloreto de cianogênio e tricloreto de nitrogênio.
O que ocorre realmente quando as pessoas fazem xixi na piscina 02
O cloreto de cianogênio é uma substância tão extremamente tóxica que foi proposta para seu uso na guerra química. Em sua forma pura provoca sonolência, secreção nasal, dor de garganta, tosse, confusão, náuseas, vômitos, edema, perda de consciência, convulsões, paralisia, e morte.
O que ocorre realmente quando as pessoas fazem xixi na piscina 03
O tricloreto de nitrogênio é um líquido amarelo gorduroso de cheiro penetrante que irrita as membranas mucosas. Foi proposto para ser usado como arma de lacrimogênio, mas é muito forte.
O que ocorre realmente quando as pessoas fazem xixi na piscina 04
Obviamente, ambos compostos estão tão diluídos nas piscinas que não provocam esses sintomas. Tão só causam irritação ocular, das mucosas e, se a exposição for bastante longa, das vias respiratórias.
O que ocorre realmente quando as pessoas fazem xixi na piscina 05
Sim, a popular irritação ocular que sofremos na piscina não se deve ao cloro, como popularmente se crê, senão à mistura deste com o xixi de outros banhistas.
O que ocorre realmente quando as pessoas fazem xixi na piscina 06
Por verdade, 30 litros de urina em uma piscina de 415.000 litros parecem poucos, mas basta uma cálculo rápido para saber que equivalem ao que urinam, em media, 400 pessoas.

vídeo


www.mdig.com.br

Sem comentários: