Nesse post da Série Natureza Incrível você conhecerá o pequeno, mas insaciável Musaranho.
Uma criatura que vive nos limites, com uma fome insaciável e devora tudo em seu caminho.
Os musaranhos fazem parte da ordem da Soricomorpha, animais de pequeno porte e possuem hábitos insetívoros. Medem cerca de 10 cm [alguns ultrapassam 2,5 cm] e pesam cerca de 15 gramas. Se especializaram em vários habitats: uns habitam vegetações densas, outros são trepadores, alguns vivem debaixo da neve e outros ainda caçam na água.
Musaranho Elefante [Macroscelides proboscideus] |
Musaranho Fingui |
Para entender melhor sobre esse animal surpreendente, assista ao vídeo abaixo:
Ao nascer, pelado e de olhos fechados, o musaranho é menor que uma abelha e pesa pouco mais de dois gramas. Vive, em média, de um a dois anos. Quando é atacado por um inimigo, solta um odor igual ao dos gambás. Suas glândulas salivares contêm um veneno tão forte quanto o das serpentes. Suas principais presas são insetos como as baratas, larvas e também caramujos, mas conseguem enfrentar animais maiores e perigosos como escorpiões e cobras
São invulgares entre os mamíferos pois são dos poucos a possuírem veneno e, tal como os morcegos e os cetáceos, algumas espécies usam ecolocalização. São também dos poucos a nascerem com dentes permanentes e a não terem osso zigomático.
O musaranho vive no Norte da África, Oeste da Ásia, Europa e América do Norte e como visto, é conhecido por seus hábitos estranhos e por ser totalmente exagerado em tudo o que faz.
Sua vida é alvo de cientistas que estudam a evolução das espécies, pois é o animal que mais se assemelha aos primeiros mamíferos verdadeiros descendentes dos répteis mamaliformes, como o Melanodon, que viveu na América do Norte há 160 milhões de anos. Por isso, é considerado o mais primitivo dos primatas atuais
Melanodon |
VÍDEO
- Um musaranho é capaz de matar um ser humano?
Em humanos o veneno do musaranho causa inchaços no local atingido, e em poucos segundos causa sensações de queimadura, inchaço e dores agudas, queda da pressão sanguínea, diminuição do ritmo cardíaco e inibição respiratória. Uma mordida, porém, não é suficiente para matar uma pessoa. Essa substância tóxica geralmente não é utilizada como mecanismo de defesa, mas sim para ataque.
Fontes Pesquisadas:
Sem comentários:
Enviar um comentário