AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

O QUE OCORRE REALMENTE NESTE VÍDEO ? FORMIGAS PARECEM FESTEJAR A MORTE DE UM INSECTO VOADOR



Parece uma cena retirada de um estranho conto de fadas. Um grupo de formigas chora a perda de uma mamangaba rodeando seu corpo com pétalas de flores. Péra... As formigas fazem velórios? Que diabos está exatamente acontecendo neste vídeo? Vamos com a primeira pergunta. Sim, as formigas celebram funerais no sentido de que não abandonam os cadáveres de suas colegas. Ademais, abelhas e formigas segregam um sinal químico similar quando morrem.

Que ocorre realmente neste vídeo viral de formigas celebrando o funeral de uma mamangaba
Então seria possível pensar que um grupo de formigas confundisse o abelhão com um membro de sua colônia, certo? Calma! Cobrir os corpos com pétalas de flores não faz parte de seu repertório fúnebre. O normal é que as formigas os carreguem a um lugar concreto onde não possam causar infecções ao resto do ninho, como uma espécie de fossa comum improvisada.

Então... foi assim que vi os comentários do vídeo especulando a possibilidade de que as formigas estejam cobrindo a mamangaba com flores para camuflar a putrefação e que não atraia outros predadores. É uma boa ideia, mas de novo não faz parte das coisas que uma formiga "pensa". Se fosse assim simplesmente o moveriam a outro lugar.

VÍDEO
Também li algumas especulações mais "fantásticas", sobre a possível homenagem das formigas ao amigo abelhão. Também não. Ao final, a explicação mais simples costuma ser a correta. Um especialista em comportamento animal explicou à Science Alert que o suposto funeral é o resultado de duas espécies de animais cometendo um erro.

A primeira espécie são as próprias formigas. Os insetos usam matéria vegetal como as pétalas de rosa para muitas coisas, e para levá-las ao ninho seguem os sinais químicos de outras formigas. Ele acha que a cena do vídeo é o resultado de uma formiga equivocada que, ao chegar às imediações do ninho, encontrou a mamangaba, não soube exatamente o que fazer e deixou as pétalas ali. As demais simplesmente seguiram o erro da primeira, segunda... Uma outra explicação é que a abelhas estava na entrada do ninho.

A segunda espécie somos nós. Este é um exemplo perfeito de auto-sugestão. Pensamos na ideia de que é um velório e simplesmente assumimos que é correto e tentamos buscar uma explicação peregrina quando em realidade a única coisa mostrada no vídeo é um grupo de formigas carregando pétalas e se movendo ao redor de uma mamangaba morta.

Os seres humanos temos a mania de atribuir nossas próprias qualidades (e falhas) a outros animais, mas na maior parte dos casos não é assim. A ideia de um grupo de formigas chorando a perda de seu amigo abelhão é bonitinha e comovente, mas mais própria de desenhos animados do que da realidade.

A entomologia não conhece nenhum caso de formigas guardando luto por outras espécies. Nem sequer choram seus próprios mortos. Desfazer-se deles é uma questão de higiene, e portanto de puro instinto de sobrevivência.
Fonte: SciAl.


www.mdig.com.br

Sem comentários: