AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Cinco metros de lula? Sim, na Nova Zelândia (e não é assim tão raro)

Três irmãos estavam a navegar quando encontraram uma lula com cerca de cinco metros de comprimento

A altura de um camião, o primeiro andar de um prédio ou até a altura combinada de três homens (tendo em conta a estatura média dos portugueses). Tudo isto se aproxima dos cinco metros, mais coisa menos coisa. O que provavelmente não pensaria se lhe falássemos em quase cinco metros era numa lula. Mas em Wellington, na Nova Zelândia, três irmãos encontraram uma lula quando navegavam ao largo da Red Rocks Reserve.
Quando Dan, Jack e Matthew Aplin se aperceberam da lula, alertaram o Instituto Nacional da Água e Investigação Atmosférica. No entanto, Dan faz parte de um grupo de mergulho e caça submarina e fotografou o achado. “O membro da equipa de Wellington teve uma descoberta interessante esta manhã”, publicou o Ocean Hunter Spearfishing & Freediving Specialists nas redes sociais no sábado.
O mais provável, referiu um porta-voz do Departamento de Conservação neozelandês, é que se trata de uma lula gigante, que são encontradas com alguma frequência já mortas. Uma lula gigante macho pode chegar aos dez metros (quase tanto como um autocarro) e pesar perto de 200 quilos.
Em 2013, algo semelhante aconteceu em Sesimbra, quando um pescador saiu para o mar e regressou com uma lula de 6,5 metros de comprimento. Na altura, segundo o “Correio da Manhã”, o homem teve de cortar a lula porque esta nem cabia no barco. “Quando puxei a rede, era um peso enorme. Até pensei que fosse um bicho estranho. Nunca se viu nada assim em Sesimbra. É inacreditável. É raro apanhar-se uma lula gigante a pouca profundidade e tão perto da costa”, contou Eduardo Pinto, mais conhecido por ‘mestre Xixa' ao jornal.


expresso.sapo.pt

Sem comentários: