Bassem Tamimi, o pai da adolescente ativista palestiniana detida a 18 de dezembro por militares israelitas, mostrou-se satisfeito e orgulhoso, em exclusivo para a euronews, por a filha se ter tornado um ícone na luta pela liberdade da Palestina.
O pai de Ahed Tamimi diz que o caso ganhou destaque porque a filha não corresponde à imagem típica ocidental de um ativista palestiniano.
Bassem Tamimi: "[Os israelitas] estão chocados porque ela é loira. Isso arrasou toda a propaganda que mostra os palestinianos como terroristas. Viram palestinianos que são vítimas. Não vítimas inúteis que estão em combate, mas pessoas que estão de pé a lutar contra estes soldados. Ela não tem nada nas mãos. Ninguém pode ver isto e não apoiar.
"Nós encorajamos a nossa filha e os nossos filhos a participar na resistência. Queremos fortalecê-los porque a ocupação existe nas suas vidas. Toda a nossa ação é uma resistência não-violenta, mas isso não significa que não possamos usar outros meios, no Direito internacional. Temos de resistir de qualquer forma.
"Se Ahed se tornar um ícone, isso vai deixar-me feliz porque queremos que todos nesta geração empunhem a bandeira e sejam fortes o suficiente para lutar pelos seus direitos, pela liberdade, pela justiça e pela paz até que libertem a Palestina da ocupação."
VÍDEOS
pt.euronews.com
Sem comentários:
Enviar um comentário