AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

OMRAN DAQNEESH - AINDA HÁ MIÚDOS SÍRIOS COM SORTE!…


Por dar-se o acaso infeliz de termos amigos comuns, vou tendo, amiúde, encontros imediatos do 3º grau com páginas de pessoas que serão muito simpáticas para os tais amigos que temos em comum - amigo é amigo e pronto! - mas que, vendo os seus murais de facebook e o teor das publicações… dá para perceber que são pessoas de direita, reaccionárias, más, preconceituosas, aqui e ali, xenófobas e racistas… passe a longa redundância
Uma moda que já vi em mais do que um desses murais é a decisão lamecha e demagógica de pôr a fotografia do miúdo coberto de pó e sangue, sentado numa cadeira com aquele ar meio apático de quem está em choque, que fez furor nas televisões, jornais e redes sociais… como imagem de "capa" da página de facebook. Tipo "Je suis" qualquer coisa que esteja "a dar".
No meio de uma tamanha desgraça… ainda assim, este miúdo sírio teve uma sorte do caraças!
Aos cinco anos, apesar de ninguém reparar que está a explorar a sua imagem até um limite insuportável… vai sendo "amado" por toda a gente… à distância.
Se já fosse adulto e resolvesse fugir daquele horror e viesse até cá, então já na qualidade de "refugiado sírio"… muitos destes piedosos "feicebukianos" que tremelicam e lacrimejam à sua custa, iriam recebê-lo com a guincharia histérica e xenófoba que lhes é habitual:
«Não queremos cá terroristas!»
«Vão para a vossa terra!»
«Chulos… vêm para aqui chupar o nosso dinheiro!»

Sem comentários: