AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Estou contente por ver os capitães (o que resta deles) nas comemoraçõess do 25 de Abril mas não estou convencido de que este governo esteja de coração com o Povo e o 25 de Abril ! - Capitães de Abril regressam às comemorações oficiais


Vasco Lourenço no ano passado no desfile na avenida da Liberdade

“Este Governo não ataca tudo o que cheira a Abril”, diz Lourenço

Os capitães de Abril vão voltar este ano às comemorações oficiais da revolução na Assembleia da República. “As razões que levaram a que não fôssemos [às comemorações do 25 de Abril na Assembleia da República] nos últimos três anos deixaram de existir. O poder agora não tem a prática de ataque a tudo o que cheira a 25 de Abril”, afirmou ao Expresso o presidente da Associação 25 de Abril, coronel Vasco Lourenço.

Desde 2012 que os capitães de Abril não assistiam no Parlamento às tradicionais cerimónias, em que discursa o Presidente da República, o do Parlamento, o primeiro-ministro e os representantes dos vários partidos.

Vasco Lourenço congratula-se hoje com a composição do novo Governo, em contraposição com o anterior governo de Passos Coelho e Paulo Portas: “Não temos no poder forças que têm como objetivo destruir tudo independentemente de estarem de acordo ou não”. “Este Governo e esta Assembleia da República têm uma postura diferente e mais positiva”, acrescentou.

Vasco Lourenço, que diz que não quer envolver a Associação 25 de Abril em apreciações sobre previsões políticas, tem esperança de que o atual Governo viabilizado pelo PCP e BE seja duradouro. “Fazemos votos para que resulte”, limita-se a dizer, recordando que, no discurso que fez no Congresso da Cidadania, em 2015, defendeu uma convergência dos partidos de esquerda. “Sempre manifestei vontade que isso viesse a acontecer”.

Nos últimos anos, a tensão entre a Associação 25 de Abril e o Parlamento era grande. Quando se comemoraram os 40 anos, os capitães de Abril queriam fazer uso da palavra em São Bento mas a então presidente da Assembleia, Assunção Esteves, não deixou. Se querem falar, “o problema é deles”. Depois disso, as relações azedaram, mais tarde houve um almoço para fazer as pazes na Associação 25 de Abril mas a verdade é que Vasco Lourenço nunca mais voltou ao Parlamento, participando apenas no desfile tradicional na avenida da Liberdade a cada 25 de Abril.

Desta vez, já houve conversa entre o atual presidente da Assembleia, Ferro Rodrigues, e Vasco Lourenço. O convite formal e aceitação seguem dentro de dias.

expresso.sapo.pt

Sem comentários: