AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Como surgiu o botão da roupa?





Como terá aparecido o botão, acessório indispensável em tantas peças de roupa que usamos no nosso quotidiano? 

"A História do botão"

Esta palavra, “botão”, deriva do verbo “botar”, do latim, que quer dizer: jogar fora.Originariamente servia para designar a parte da planta que dá hastes, flores e folhas.

O botão de roupas, precursor do que conhecemos hoje, surgiu na Idade Média. E logo que apareceu, (como todas as novidades revolucionárias) causou reação, primeiro por ser usado em roupas femininas, depois por ser usado em roupas masculinas. Nessa época chegou a servir mesmo como distintivo com o qual se destacavam as pessoas de comportamento escandaloso ou leviano das pessoas de bom comportamento,(da gente de bem).

Evidentemente os que usavam símbolo tão revolucionário eram os levianos. Esse conceito existia por volta do século XII e até então (até o advento do botão), as pessoas usavam as roupas costuradas ao corpo, ou então presas por meio de laços, cada vez que alguém precisava tirar a roupa , esta era toda descosturada, e para vesti-la de novo, costurava-se tudo outra vez. Evidentemente nessa época não se tomava banho todos os dias.
Entretanto, o botão venceu os preconceitos e hoje é um mero acessório, difundido em todo o mundo civilizado.

Até que se desenvolvessem os processos de industrialização, os botões eram apenas de metal. Hoje são de plástico, estanho, osso, nylon, madre pérola enfim, qualquer material que se preste à sua confecção. Os botões de manga de paletó essa fileira que hoje usualmente enfeita o punho, até o tempo de Frederico, o grande, eram colocados acima do cotovelo, mas os soldados desse monarca costumavam limpar o nariz com os punhos das mangas, ele mandou colocar os botões nos punhos, para evitar esse gesto feio e desagradável. Assim, a partir de uma punição, o botão veio formar um adorno cujo uso se prolonga já por mais de um século.

B.Sanders, foi o primeiro a fabricar botões do mesmo tipo dos atuais. Ele inventou um método de forrá-los com tela, por meio de dois discos metálicos que se uniam.

Hoje, máquinas modernas evoluídas através da tecnologia, dão aos botões, diversos formatos e tamanhos.

(Só se cria a partir da necessidade do outro).

Prof. Sonia M. Melhado 

FONTE:  http://escolademodasoniaestilista.com/noticia.asp?ID=29"

E os botões das roupas masculinas e femininas estão cozidos na mesma direção?
"Você já reparou que o botão das roupas femininas e masculinas são de direções diferentes? Isso faria sentido se a maioria das mulheres fossem canhotas e os homens destros, mas na realidade, a maioria das pessoas são destras. Então, porque será que é assim?
O motivo remete aos costumes e à moda. Há muito tempo atrás, as pessoas usavam muito mais roupas do que hoje (assim como provavelmente tomavam menos banho).Os homens podiam usar coletes, calças, polainas de lã e jaquetas. Já as mulheres, desde aquela época, incrementavam bem mais o vestuário: podiam usar uma dúzia ou mais de peças, como saias, calça esporte, vestidos, espartilhos e anquinhas.
Principalmente entre a classe alta, as empregadas domésticas e funcionários passavam horas vestindo a dona da casa. Logo, inverter os botões na roupa das mulheres tornava o trabalho mais rápido e mais fácil. Com os homens, que se vestiam sozinhos, a inversão não era necessária. 
E por que esta tradição dura até hoje, se as mulheres claramente se vestem sozinhas? Por nenhuma razão, a não ser que é um costume e poucas pessoas sequer percebem ou reclamam dessa curiosidade. 

FONTE: hypescience.com

ocatarrodaformiga.blogspot.pt

1 comentário:

fernanda manangao disse...

Gostei ,muito giro ,toda esta historia do (botão) parabéns amigo !!!