AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 14 de março de 2014

A surpreendente verdade sobre a Linha do Equador

A surpreendente verdade sobre a Linha do Equador

A surpreendente verdade sobre a Linha do Equador

Já vou avisando: se você nunca tirou uma foto jacu, aqui você não vai resistir à tentação. Muito simples: certamente você vai querer uma foto com um pé em cada hemisfério, e não tem problema, até que é divertido, juro. A atração está entre as mais visitadas pelos turistas que vão à Quito, inclusive é bastante freqüentada pela população local.
MetadedoMundo05
O Parque Metade do Mundo fica a cerca de 13km do centro de Quito. Lá tem um monumento em forma de torre que marca o paralelo zero, dividindo o mundo em hemisférios, norte e sul, segundo indicações da missão geodésica francesa entre 1736 a 1742.
MetadedoMundo07
A verdade
Porém, 250 anos após a primeira demarcação, cientistas também franceses concluíram que a real latitude 0º 0″ 0″ estava 240m ao norte do monumento. “Coincidentemente”, o novo ponto é no mesmo lugar que as civilizações indígenas {astrônomos natos!} há muito tempo chamavam de inti-ñan, que significa caminho do sol. Aí você vai encontrar o Museu do Sol, com várias “experiências científicas” – muitos consideram apenas truques, comprovando que na Linha do Equador os fenômenos físicos acontecem de forma diferente! Têm água ralo abaixo em direções opostas, ovo equilibrado num prego, etc.
MetadedoMundo01
O fato é que, estando ou não no lugar certo {na metade do mundo} a torre guarda um interessante museu etnográfico, que conta a história do povo equatoriano.
MetadedoMundo04
Mas nem só da linha amarela marcando a latitude 0º 0″ 0″ vive o parque. Além de museus, tem também um mirante, um planetário e até mesmo uma praça de touradas. Na verdade trata-se de um complexo: a “Ciudad de la Mitad del Mundo”. Com ruazinhas e jardins bem cuidados, a mini cidade conta ainda com diversos restaurantes e lojinhas de artesanatos que fazem a alegria dos turistas.
MetadedoMundo02
O caminho das pedras
O monumento está a cerca de 13km de Quito. Você pode simplesmente ir de táxi ou, se quiser economizar, vá de transporte público. No centro da cidade pegue qualquer ônibus que vá ao terminal “La Ofélia” e de lá é só procurar pelo ônibus para “La midad del Mundo”. A entrada custa US$ 3,00 e abre todos os dias das 9h as 18h. Estando em Quito, logo você vai perceber que durante o dia sentimos todas as estações do ano. Mesmo!
* Imagem destacada via Wikimedia Commons

www.daportaprafora.com

Sem comentários: