AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Todas as pessoas acima dos 25 anos passam a poder renovar o Cartão de Cidadão online




nit.pt



Medida entra em vigor já a partir da segunda metade deste mês. Governo pretende acabar com as enormes filas de espera.

Perante relatos e centenas de queixas face às longas esperas e filas desde madrugada para conseguir fazer algo que, no fundo, é obrigatório — renovar o Cartão de Cidadão —, o Governo decidiu agir. Já a partir da segunda metade deste mês, todas as pessoas acima dos 25 anos passam a poder fazê-lo online, anunciou o primeiro-ministro esta quinta-feira, 6 de junho.

Até agora, estavam aptos a usar a nova funcionalidade de renovação online apenas os portugueses com mais de 60 anos ou com mais de 25 anos se o motivo da renovação fosse perda, destruição, roubo ou furto, o que era bastante limitativo.

Com várias notícias de esperas de meses, António Costa anunciou que estas limitações vão acabar na segunda quinzena de junho.

Segundo o “Dinheiro Vivo“, o Governo anunciou também que, ainda a partir de junho, a mensagem de telemóvel enviada para a renovação do cartão vai passar a incluir uma data indicativa para a renovação. E que vão ser abertas mais três Lojas do Cidadão, na zona de Lisboa: no Saldanha, para substituir o espaço dos Restauradores e ainda no Areeiro e em Entrecampos, em espaços que já pertencem ao Instituto de Registos e Notariado e serão renovados.

Quanto ao processo de renovação do cartão online, é simples. Primeiro tem de aceder ao Portal de Serviços Públicos e cancelar o cartão antigo. A seguir, deve carregar em “renovação online pelo próprio” e responder a todas as questões.

Os preços desta medida funcionam conforme a validade que quiser que o cartão tenha. Se for apenas de cinco anos paga 13,50€; mais do que isso, o valor acresce para 16,20€. Durante o processo online tem de indicar qual é a loja a que vai levantar o novo documento e fazer o pagamento.


Sem comentários: