nit.pt
Medida entra em vigor já a partir da segunda metade deste mês. Governo pretende acabar com as enormes filas de espera.
Perante relatos e centenas de queixas face às longas esperas e filas desde madrugada para conseguir fazer algo que, no fundo, é obrigatório — renovar o Cartão de Cidadão —, o Governo decidiu agir. Já a partir da segunda metade deste mês, todas as pessoas acima dos 25 anos passam a poder fazê-lo online, anunciou o primeiro-ministro esta quinta-feira, 6 de junho.
Até agora, estavam aptos a usar a nova funcionalidade de renovação online apenas os portugueses com mais de 60 anos ou com mais de 25 anos se o motivo da renovação fosse perda, destruição, roubo ou furto, o que era bastante limitativo.
Com várias notícias de esperas de meses, António Costa anunciou que estas limitações vão acabar na segunda quinzena de junho.
Segundo o “Dinheiro Vivo“, o Governo anunciou também que, ainda a partir de junho, a mensagem de telemóvel enviada para a renovação do cartão vai passar a incluir uma data indicativa para a renovação. E que vão ser abertas mais três Lojas do Cidadão, na zona de Lisboa: no Saldanha, para substituir o espaço dos Restauradores e ainda no Areeiro e em Entrecampos, em espaços que já pertencem ao Instituto de Registos e Notariado e serão renovados.
Quanto ao processo de renovação do cartão online, é simples. Primeiro tem de aceder ao Portal de Serviços Públicos e cancelar o cartão antigo. A seguir, deve carregar em “renovação online pelo próprio” e responder a todas as questões.
Os preços desta medida funcionam conforme a validade que quiser que o cartão tenha. Se for apenas de cinco anos paga 13,50€; mais do que isso, o valor acresce para 16,20€. Durante o processo online tem de indicar qual é a loja a que vai levantar o novo documento e fazer o pagamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário