Jelani Eddington é o nome do músico que se sentou em frente a um dos maiores órgãos clássicos que ainda estão ativos no mundo, o Wurlitzer 5/80. Este majestoso instrumento que não está em uma galáxia muito muito distante, senão na fundação Sanfilippo, Barrington, Illinois, nos Estados Unidos, foi ocupado para deleitar o mundo com o tema principal de Star Wars. Jelani disse que precisou de horas e horas para transcrever a partitura original e adaptar o arranjo para este órgão.
VÍDEO
|
Seu nome, Wurlitzer 5/80, se deve ao fato de que atrás do palco existem cinco câmaras contendo 80 fileiras de tubos, além de percussões, reguladores de vento e controles em uma área de quatro andares de altura. Ele é considerado o mais versátil órgão orquestral de tubos já construído.
O piano de cauda conectado ao órgão de tubulação é um Grand Knabe, um dos mais famosos modelos de piano americano com mecanismo de reprodução da Ampico (American Piano Company), outra empresa antiga famosa do segmento.
O órgão é conectado a um computador, que grava a reprodução do organista em um computador, pronto para ser reproduzido a qualquer momento. Projetores e outros efeitos de iluminação também podem ser gravados, pelo que as alterações de iluminação durante um concerto podem ser "reproduzidas" com a música.
Mas Jelani não foi o único que se propôs semelhante desafio de tocar o grande órgão da fundação Sanfilippo, senão que muitos outros artistas do teclado realizaram covers de algumas das canções sinfônicas e do cinema, mais famosas do mundo.
VÍDEO
Sem comentários:
Enviar um comentário