O Cabo da Santa Marta e o maior farol da América Latina
O Cabo de Santa Marta é a ponta de terra mais oriental do Sul do Brasil. Nela esta edificado o Farol que leva o mesmo nome, considerado o maior das Américas, justamente pela sua posição geográfica estratégica somado a sua lente. No topo de um morro, num pequeno promontório, a 45 metros acima do nível do mar, está localizado o Farol, a maior atração local. Com 29 metros de altura, é um dos mais potentes do Brasil em alcance e serve como guia para os navios que se aproximam do Cabo. No período noturno, a iluminação do Farol chama a atenção. O seu alcance é de quarenta e seis milhas náuticas (oitenta e cinco quilômetros).
Foi construído pela companhia francesa Barbier, em 1891.Seu maquinário e o globo ótico também vieram da França e o farol foi todo edificado com pedras, areia e óleo de baleias. Localizado no município de Laguna, o Cabo de Santa Marta é uma das praias com melhor visual de Santa Catarina. Os turistas costumam apreciar a beleza na areia da Prainha, tranquila e muito frequentada por surfistas.
Além do Farol e a Capela localizado ao seu lado, próximo a Prainha existem enormes sambaquis, sítios arqueológicos onde as populações pré-históricas usavam como depósito de resíduos. As outras praias do Cabo de Santa Marta são a de Cardoso, a Cigana e a Praia Grande. Na Cigana, pode-se praticar sand board nas dunas. A região também é muito destacada pela pesca praticada por uma grande comunidade de pescadores profissionais. Todas são indicadas para banho e surfe.Veja mais fotos na sequencia.
Fotos tiradas nas décadas de 60 e 70, quando a população do Farol era resumida aos faroleiros e alguns pescadores.
Hoje uma comunidade multicolorida, uma herança dos portugueses que pintavam suas casas com restos das tintas das embarcações.
O Farol de vários ângulos
Outras atrações na região
A pesca, uma das grandes atrações da região
Post(s) à beira mar
Sem comentários:
Enviar um comentário