AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sábado, 15 de junho de 2013

Preferência de homens por mulheres jovens originou a menopausa

Trabalho de investigação, baseado em modelos informáticos, sugere que a preferência masculina por mulheres mais jovens levou à acumulação de mutações genéticas que afetaram a fertilidade.

A preferência dos homens por mulheres mais jovens poderá ter estado na origem da menopausa, de acordo com um estudo realizado por investigadores do Canadá e publicado na quinta-feira na revista PLOS Computational Biology.
"Se as mulheres pudessem reproduzir o tempo todo, e se não houvesse preferência contra as mulheres com mais idade, estas poderiam reproduzir como os homens ao longo de toda a sua vida", diz o geneticista de evolução, Rama Singh, professor da Universidade de McMaster, no Canadá.
Para o investigador, a tradicional "teoria da avó", segundo a qual as mulheres mais velhas se tornam inférteis para ajudar à sobrevivência das suas famílias apoiando na educação dos netos, não faz sentido.
Em vez da idade conduzir à infertilidade, Rama Singh considera que a diminuição de homens disponíveis para mulheres mais velhas levou à falta de fertilidade e à menopausa induzida, já que muitos homens mais velhos procuram formar casal com mulheres mais jovens.
O trabalho de investigação, baseado em modelos informáticos, sugere que a preferência masculina por mulheres mais jovens levou à acumulação de mutações genéticas que afetaram a fertilidade, acionando a menopausa.

Sem comentários: