cidade_vaticano_gr

O Vaticano resolveu vir falar de uma «Evangelização da Vida» que teve como tema «Acreditando, temos a vida» e centra-se, segundo a Santa Sé, no «testemunho do Evangelho da vida, em defesa da dignidade da pessoa desde o primeiro instante até ao seu último momento natural».
Certamente que o Vaticano sabe que a má-nutrição mata por ano 3, 1 milhões de crianças; mas a má-nutrição afecta negativamente o peso e a altura das crianças, o seu desenvolvimento, com repercussões no seu desempenho escolar e também as torna mais vulneráveis a doenças infecciosas.
O Vaticano deverá saber que este ano existem mais de 900.349.400 pessoas desnutridas no mundo, embora as estimativas da Unesco sejam de mil milhões.
Certamente que o Vaticano sabe que o direito à alimentação é o direito fundamental mais brutalmente violado e que a fome é o que mais mata no nosso planeta.
O Vaticano conhece o que afirmou Ziegler em Maio deste ano: «Quando uma criança morre de fome no mundo, ela é assassinada», porque o problema não é a escassez de alimentos, mas sim o acesso à alimentação.
O Vaticano sabe que o mundo hoje tem condições efectivas para alimentar 12 mil milhões de pessoas.Sabe, certamente, que 52,8% do Produto Interno Bruto mundial está nas mãos de algumas empresas multinacionais e que 85% dos alimentos de base negociados no mundo são controlados por 10 empresas que são as decisoras de quem vai ou não morrer fome em cada dia.
Sim, deverá saber e, contudo, oculta isto quando se limita a destacar «a vida dos idosos, dos doentes, dos agonizantes, dos nascituros, daqueles que vivem aflições fisicamente e mentalmente e de todos aqueles que sofrem». Também muitas velinhas foram acesas para «chamar a atenção sobre o tema da vida humana e do seu valor intocável».
O Vaticano, estado riquíssimo, sabe e cala estas verdades com as quais acaba por ser cúmplice pelo silêncio a que se remete.
Sim, de facto, a vida de milhões de nascituros depende da alimentação que não vão ter e morrem.
A vida dos idosos depende também da alimentação que não fazem bem como da ausência de cuidados médicos que não têm e morrem.
O Vaticano sabe as razões de tanto sofrimento físico e psíquico e cala.
O Vaticano sabe bem quais as causas da fome e da falta de cuidados médicos e cala. Sabe bem para quem a vida humana é tocável por ser destituída de qualquer valor e cala.
O Vaticano sabe, certamente, isto.
O Vaticano deverá saber e cala!

Praça do BOcage