A nova ponte para a ilha de Faro, que já não vai ficar pronta na data prevista, ou seja, no final deste ano, pode custar cerca de três milhões de euros.
A avaliação do impato ambiental ainda está a decorrer e o concurso da empreitada, segundo a Sociedade Polis da Ria Formosa, deverá ser lançado até final do ano.
Na candidatura já aprovada ao POVT, Plano Operacional de Valorização do território, a estimativa orçamental da ponte e acessos à Ilha de Faro ultrapassa os três milhões de euros.
De acordo com Carlos Martins, engenheiro civil, especialista em estruturas e professor da Universidade do Algarve, esta obra enferma de vários erros. A começar pelo seu custo.
Este professor universitário diz que o impato ambiental na Ria,
com os aterros que estão previstos, é enorme, considerando também que em pleno séc XXI não se compreende porque é que se vai susbtituir uma ponte com única faixa de rodagem por outra com as mesmas características.
A Sociedade Polis da Ria Formosa em resposta às questões levantadas pela TSF argumenta que não se justifica aumentar as faixas de circulação quando os constrangimentos de tráfego existentes na Praia de Faro resultam justamente de uma ocupação automóvel para além da sua capacidade.
Garante também que, nos casos de emergência, a circulação está garantida e, na nova ponte, que terá uma faixa para circulação de peões e bicicletas, os transportes públicos, que até aqui não passavam para o lado de lá, vão poder circular.
Mas até que a obra se faça, em pela época balnear a atual ponte de acesso à praia de Faro está com o tabuleiro esburacado e a precisar de obras urgentes
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