Faro: AM chumba moção do BE em defesa da Campina
cartaz dum evento ocorrido no CCDR
A Assembleia Municipal de Faro chumbou na segunda-feira à noite a moção do BE sobre a defesa da Campina de Faro, com os votos contra do PS, PSD e CDS-PP e votos a favor do BE, CDU e movimento CFC.
Na sessão da Assembleia Municipal de Faro, o Bloco de Esquerda (BE) de Faro apresentou a moção intitulada "Defender a Campina de Faro é Defender o Futuro da Cidade e do Concelho de Faro".
No documento, o BE defende a preservação do uso agrícola daquela zona, a consolidação dos núcleos urbanos existentes e consequente não aprovação de novas urbanizações.
Na moção do BE propunha-se que a Assembleia Municipal se comprometesse com uma "moratória" perante qualquer nova proposta de urbanização na Campina, e que a Câmara de Faro negociasse a "relocalização das urbanizações já aprovadas" que ainda não estão em construção.
O documento defendia ainda a "fixação de novos agricultores na Campina" e a criação de mecanismos de acesso dos produtores locais aos mercados do concelho.
A proposta, que foi discutida durante mais de uma hora entre os deputados municipais e que culminou com uma explicação do presidente da Câmara de Faro, Macário Correia, sobre as qualidades do solo e as dimensões do terreno, foi chumbada com os votos contra das bancadas do PSD, PS e CDS.
O BE, a CDU e o deputado do movimento cívico "Com Faro no Coração" (CFC) votaram a favor da moção.
A 15 de abril de 2010, a CDU apresentou uma moção sobre a necessidade de defender a Campina de Faro e o seu potencial agrícola que foi aprovada com a abstenção do PSD.
Há terrenos da Campina de Faro com pomares de citrinos, hortas, fruteiras tradicionais, alguma vinha e estufas que no passado chegaram a abastecer a região e a zona de Lisboa com produtos agrícolas.
Na década de 90 surgiu o problema da contaminação das águas subterrâneas dos terrenos por teores excessivos de nitratos, nitritos e cloretos (fertilizantes).
in Observatório do Algarve
Vamos lá ver se entendemos os grandes políticos da praça farense.
A 15 de abril de 2010, ou seja há pouco mais de 1 ano aprovaram uma moção sobre a necessidade de preservar a Campina. Agora, os mesmos que tinham viabilizado a moção da CDU votaram contra a preservação da Campina.
Viva Faro!
1 comentário:
É de parvos!!! Em Boticas tem acontecido o mesmo. São tão incoerentes que já não há medida terrena para classificar a malta. Nunca aprovam nada que seja proposto pela oposição. Dá a ideia que não estão na política para defender os interesses da população, mas sim, os tachos e os partidos que os sustentam.
Enviar um comentário