Uns 90 anos atrás, na cidade de Chicago, a Westinghouse Electric Company pensou em uma maneira de reduzir o espaço ocupado pelos automóveis durante os horários de trabalho. O desenho e a construção do protótipo do projectou foi realizado na cidade de Pittsburgh no início dos anos 30 sob a supervisão de W. S. Rugg, o vice-presidente da companhia e a direcção técnica de H. D. James, um dos chefes de engenharia mecânica da Westinghouse.
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A ideia original da empresa era erigir uma torre de 32 metros de altura, e automatizar o interior para permitir estacionar uns 250 automóveis simultaneamente. O projecto foi denominado Ferris Wheel Auto-Parking, e conquanto a tecnologia da época limitou em grande parte os esforços de Rugg por concretizar o projecto, o resultado final foi um dispositivo muito menos ambicioso, mas igualmente inovador para a época.
O dispositivo resultante era um sistema mecanizado que funcionava como um carrossel vertical capaz de estacionar 48 veículos simultaneamente dentro de sua estrutura, que devia ser acrescentado ao lado de edifícios já existentes. Depois de uma série de negociações a Westinghouse conseguiu as permissões para instalar seus dispositivos e um financiamento parcial por parte da prefeitura da cidade de Chicago. A zona em que instalariam estas máquinas foi no denominado Loop de Chicago, a área comercial e de negócios mais movimentada da cidade e portanto a mais congestionada.
O dispositivo resultante era um sistema mecanizado que funcionava como um carrossel vertical capaz de estacionar 48 veículos simultaneamente dentro de sua estrutura, que devia ser acrescentado ao lado de edifícios já existentes. Depois de uma série de negociações a Westinghouse conseguiu as permissões para instalar seus dispositivos e um financiamento parcial por parte da prefeitura da cidade de Chicago. A zona em que instalariam estas máquinas foi no denominado Loop de Chicago, a área comercial e de negócios mais movimentada da cidade e portanto a mais congestionada.
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Conquanto em princípio os donos dos edifícios opuseram-se à ideia de que a cidade instalasse as estruturas em suas propriedades, a cidade decidiu que, por serem de aço, os dispositivos não podiam ser classificado como edifícios ou construções, portanto a cidade tinha direito a instalar os estacionamentos verticais como se tratassem de infra-estrutura pública nas ruas sem a necessidade de contar com a permissão explícita dos donos de ditos edifícios. A oposição era passível de entendimento, estas estruturas eram monstros ruidosos a mais de 20 metros altura.
O projecto não foi o sucesso rotundo que a Westinghouse esperava, mas também não foi um total fracasso. Conquanto se expandiu a outras poucas cidades e não se tornou algo regular nos Estados Unidos, os estacionamentos verticais funcionaram durante várias décadas, e inclusive alguns poucos ainda continuam existindo hoje em dia.
Na China este tipo de sistema tornou-se muito popular para organizar grupos de autocarros em espera no aumento da demanda do horário de pico em áreas mais congestionadas das cidades.
Na China este tipo de sistema tornou-se muito popular para organizar grupos de autocarros em espera no aumento da demanda do horário de pico em áreas mais congestionadas das cidades.
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