A cidade de Luxemburgo ocupa o primeiro lugar na lista das cidades mais habitáveis da Europa.
A cada ano, duas pesquisas globais, a Mercer Quality of Living Survey e o Economist Intelligence Unit Liveability Index , medem métricas como taxas de criminalidade, assistência médica, infraestrutura, qualidade da água, níveis de corrupção, cultura e educação, até a disponibilidade de instalações desportivas e preocupações ambientais. Eles então decidem em quais cidades do mundo que são as melhores para viver e prosperar.
Tudo isso é óptimo se você é um nómada de roaming e tem a liberdade de escolher onde morará e trabalhará no futuro. Muitos de nós, pelo menos, têm a opção de viajar e escolher os melhores lugares para visitar. E se uma cidade é habitável, geralmente também pode ser visitada.
A mesma cidade foi a vencedora geral das duas pesquisas mais recentes (Mercer Survey 2019 e Economist Index 2018). Aqui está uma lista das principais cidades europeias, juntamente com suas classificações em todo o mundo, e porque você deve visitá-las ou se mudar para lá….
Belgrado, Sérvia
A encantadora capital da Sérvia fica na convergência dos rios Danúbio e Sava. Os romanos, otomanos e austríacos já tocaram nesta cidade agora cheia de locais históricos e museus, incluindo uma imponente fortaleza que foi destruída e reconstruída várias vezes ao longo de 16 séculos.
Hoje, os hóspedes podem jantar em cafés à beira do rio, fazer compras na Knez Mihailove Street e desfrutar de uma vida noturna moderna.
* Nota: As classificações globais foram obtidas da Pesquisa de Qualidade de Vida da Mercer de 2019
ISTAMBUL - TURQUIA
Onde a Europa e a Ásia se encontram, você encontrará a grande e movimentada cidade de Istambul, um importante actor na história da Europa, Ásia e Oriente Médio. Dividida em dois (e dois continentes) pelo Estreito de Bósforo, Istambul é cheia de cultura, bem como de culturas variadas.
Os locais mais emblemáticos para visitantes são apenas o pano de fundo para os residentes: Hagia Sophia e a Mesquita Azul (nome real: Mesquita do Sultão Ahmed). Construídas em 360 dC e 1616, respectivamente, essas duas mesquitas impressionantes são os pilares desta cidade exótica, que também está repleta de bazares, shoppings, vendedores ambulantes e excelentes restaurantes internacionais.
BUCARESTE- ROMÉNIA
.
Bucareste, a pitoresca capital da Roménia, é uma justaposição da história antiga (já foi governada pelo infame Vlad The Empaler) e desenvolvimentos comerciais mais recentes durante a era comunista.
O antigo parlamento comunista estava alojado no Palácio do Parlamento, com 1.100 salas, que hoje serve como centro de conferências. Museus que mostram a história da arte romena são encontrados ao lado de espaços verdes públicos e parques que cruzam a cidade.
WROCLAW - POLÓNIA
Outra jóia do leste europeu é Wroclaw, na Polónia Ocidental, onde as pessoas da cidade se reúnem na Praça do Mercado há gerações. Anteriormente chamado Breslau até 1945, Wroclaw não deve ser confundida com Varsóvia.
Em vez disso, este centro gótico da cidade é coberto de paralelepípedos e apresenta uma linda prefeitura que foi convertida em museu de arte. Muito perto da Polónia, uma viagem a Wroclaw significa visitar muitas vezes uma cidade bonita.
ZAGREB - CROÁCIA
A maior cidade do noroeste da Croácia, perto da fronteira com a Eslovénia, foi uma obra-prima durante a altura do Império Austro-Húngaro nos séculos 18 e 19. Hoje, Zagreb mantém seu charme histórico enquanto opera no modo moderno. (Confira o Museu de Relacionamentos Quebrados, se você não acredita em nós.)
Os visitantes da cidade vão directo à Upper Town para um passeio de funicular para apreciar a vista da cidade e depois visitar a Catedral de Zagreb, neogótica, do século XII.
RIGA - LETÓNIA
Aqui temos mais uma capital do Leste Europeu, que não apenas satisfaz os residentes, mas também recebe um novo afluxo de viajantes depois de décadas escondidas atrás da mencionada Cortina de Ferro. Ao longo do Mar Báltico fica a capital da Letónia, Riga, uma cidade marítima com sua própria história.
Explore as áreas históricas da cidade, incluindo a medieval Igreja de São Pedro e a histórica House of the Blackheads, que oferece passeios pelo prédio que antes abrigava os homens mais notáveis, ainda não casados, nos negócios marítimos.
ATENAS - GRÉCIA
Em Atenas, multidões de turistas sobem na Acrópole para visitar as ruínas do Parthenon. No entanto, há mais na cidade do que seus pontos turísticos mais famosos. Atenas também é a maior cidade, capital e centro de negócios da Grécia, um lugar onde os moradores sabem como se sentar e desfrutar de uma cidade antiga que se estende por 3.400 anos.
Obviamente, visite o Parthenon e o Museu da Acrópole, mas junte-se aos habitantes locais e dê um passeio por Plaka para pegar uma mesa em um dos muitos restaurantes de gerência familiar. Não deixe de provar os vinhos gregos e conferir os artistas locais pelos quais a Grécia sempre foi conhecida.
TALLIN - ESTÓNIA
Outra jóia do Báltico é a capital da Estónia, Tallinn, murada e pavimentada desde os dias como uma cidade forte que se guardava entre os séculos XIII e XV. Os edifícios coloridos ao longo do mar azul são um excelente cenário durante a exploração de locais históricos, como a Catedral Alexander Nevsky do século XIX, a Prefeitura de Tallinn e a Cidade Velha de Tallinn.
Passeie pelos jardins e depois pelos andares do barroco Kadriorg Art Museum antes de apreciar a arquitectura mais moderna do Kumu Art Museum.
LIMASSOL - CHIPRE
A ilha-país de Chipre apresenta muitas vilas e cidades litorâneas, mas no topo da lista está Limassol, localizada na costa sul. Aqui, um parque de esculturas à beira-mar oferece um refúgio relaxante depois de passear ao longo do Promenade, onde fica algumas das mais antigas aldeias do mundo.
Veja os artefactos da história antiga de Chipre no Museu Arqueológico e explore vestígios dos tempos medievais no reconstruído Castelo de Limassol.
Ainda precisa de tentações? Com suas temperaturas quentes o ano todo e os arredores do Mar Mediterrâneo, as praias desta cidade descontraída são as preferidas dos moradores e turistas.
VARSÓVIA - POLÓNIA

A capital da Polónia é dividida em duas pelo rio Vístula e, como é o caso de Budapeste e Praga nesta lista, as personalidades das duas metades são bem diferentes. Generalizando, a margem oeste é mais glamorosa, enquanto a margem de alimentação é mais artística.
A Segunda Guerra Mundial viu quase 90% da cidade destruída e depois reconstruída às pressas com qualquer material que houvesse. Subindo novamente, como a fénix proverbial, a cidade trabalhou duro para recuperar sua beleza anterior e se saiu bem. Basta olhar para a Cidade Velha, com sua impressionante praça cercada por edifícios coloridos.
Ao longo dos anos, Varsóvia parece ter se tornado mais jovem, mais moderna e muito mais acessível. Pense nas praias ao longo do rio, uma massa de eventos culturais, arranha-céus modernos ao redor do prédio do bolo de casamento soviético, muitos restaurantes e bares e uma cena artística próspera. Se você não pode morar lá, pelo menos visite.
VILNIUS - LITUÂNIA

A capital do estado báltico da Lituânia ainda é uma cidade promissora para visitantes e, como tal, um ótimo lugar para visitar e ver antes que todos descubram.
Dominado por belas igrejas, ruas de paralelepípedos e lojas de artesanato repletas de artesanato local e âmbar encontrados no Báltico, você obtém uma excelente visão geral da Colina das Cruzes ou do antigo complexo de castelos à beira do rio. Passeie por uma república autodeclarada separada, Uzupis, na cidade, completa com sua própria bandeira, presidente e gabinete, além de uma fabulosa constituição exibida em vários idiomas ao longo da rua principal.
E por falar em ruas, não perca a Rua Literartu, onde mais de 100 peças de literatura e arte são exibidas ao longo das paredes, todas com conexão à Lituânia.
BRATISLAVA - ESLOVÁQUIA

Bratislava, Eslováquia, é uma cidade medieval tomada por estátuas e instalações de arte. Procure Cumil espreitando por um bueiro, os paparazzi tirando uma foto de trás de uma esquina, um soldado apoiado em um banco e muito mais.
Vistas fabulosas são vistas da colina do castelo, da Old Town Hall Tower e dos banheiros do café UFO na torre de observação da New Bridge. Sim, as vistas são boas no deck de observação, mas os banheiros são mais divertidos. Não perca o chocolate quente no Schokocafe Maximilian Delicateso e, se puder, visite a tempo para o adorável Mercado de Nata
BUDAPESTE - HUNGRIA

Com duas cidades para escolher, não é de admirar que Budapeste, na Hungria, tenha sido uma das 50 cidades mais habitáveis do mundo. Buda e Pest, separados pelo poderoso Danúbio, oferecem uma excelente mistura de atrações e coisas para fazer.
Há um castelo ao longo da colina de Buda, enquanto a própria colina é encapsulada por cavernas. Existem grandes e antigos banhos públicos, que oferecem uma maneira única de passar o dia, com os moradores jogando xadrez nas piscinas externas (aquecidas).
O mercado coberto oferece mais variedades de salame e paprica do que você jamais imaginou ser possível, e os cafés à moda antiga com chocolate quente e bolos em Pest devem certamente ser parte do motivo da excelente habitabilidade de Budapeste.
LIUBLIANA - ESLOVÉNIA

Liubliana é a capital forte, muito esquecida, pequena e com 300.000 habitantes da Eslovénia.
Um rio atravessa-o, um mercado e muitos cafés sentados à beira do rio, e uma pequena ponte adornada com pequenos dragões verdes atravessa-o. Um funicular sobe a colina e o castelo com vista para a cidade, e você pode fazer caminhadas pelo adorável Tivoli Park. É fácil imaginar morar aqui, e morar bem, com a parte antiga da cidade, livre de carros, bem ao lado das partes mais modernas da cidade.
A população estudantil dá uma agitação jovem à cidade e é fácil explorar a pé. Se você estiver visitando durante os meses de verão, toda sexta-feira o evento Open Kitchen na praça Preseren reúne barracas de restaurantes da cidade.
PRAGA

Sim, existem ruas de paralelepípedos, um castelo, muitas igrejas bonitas e ainda mais pubs e cafés. Mas Praga também tem um lado peculiar que vale a pena explorar: existe a Casa Dançante, um prédio incomum construído por Vlado Milunic e Frank Gehry, e muitas instalações de arte valiosas de David Cerny, incluindo um cavalo de cabeça para baixo (Lucerna Passage ), bebés gigantes rastejando no Kampa Park, dois homens fazendo xixi em frente ao Museu Kafka e a cabeça em movimento de Kafka na Rua Narodni.
Visite o Museu Kafa e o Museu de Brinquedos, um tanto assustador, com suas centenas de bonecas Barbie. E se você gosta de assustador, não perca o Ossuário de Sedlec nos arredores de Praga, com seu lustre feito de ossos humanos.
www.spartoo.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário