AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 29 de outubro de 2019

CONHEÇA O MELHOR IMITADOR DO REINO ANIMAL




Veja as proezas que essa ave é capaz de fazer e se encante ainda mais com a vida selvagem.

O Pássaro-Lira (Menura novaehollandiae)  é uma espécie de pavão originária da Austrália e habita as florestas de Victoria e de Queensland, tem um comprimento de 100 cm, com plumagem castanha na parte superior do corpo e plumagem cinzenta na parte inferior. Possui asas arredondadas e pés fortes e alimenta-se de animais pequenos, os quais caça por cima do chão da floresta.


Leva sete anos até que a cauda desse pássaro se desenvolva completamente. Durante a exibição do cortejo o macho desdobra a cauda e lança-a para a frente por cima da sua cabeça. Depois de acasalar, a fêmea põe um só ovo no ninho, o qual tem forma de cúpula.



A biologia não entende exactamente porque o Pássaro Lira é tão bom em imitar os sons de coisas tão aleatórias, presume-se que ele tenha memória e audição extraordinárias para ser capaz de registrar e reproduzir sons tão distintos com tanta perfeição.

O órgão do Pássaro-Lira que reproduz os sons é parecido com a nossa laringe e se chama siringe. Outros pássaros que cantam têm siringe, mas no Pássaro-Lira, esse órgão é ligeiramente diferente - tem menos músculos, por exemplo, o que é associado com menos complexidade vocal, o que, curiosamente, é o contrário no caso desta ave.


O Pássaro Lira tem um dos rituais de acasalamento mais esquisitos da natureza, é basicamente uma combinação de cantoria, dança e penas bonitas que torna o macho mais atractivo e apto a procriar com a fêmea, o que acaba aperfeiçoando as habilidades artísticas da espécie.

Depois de ler um pouco sobre esse animal, se você ainda dúvida do que ele é capaz, veja o vídeo abaixo, do Discovery Channel e descubra do que ele é capaz.

vídeo



Imitar o som de uma furadeira, obturador de câmera fotográfica, serrote, moto-serra e até um alarme de carro de certa forma é até fácil para esse animal, mas será que a Ave Lira consegue reproduzir os sons de uma música electrónica ou de um cantor de ópera?


Ela conseguiu, então vamos aumentar um pouco mais o desafio. Será que elas conseguem imitar os sons de Star Wars?

vídeo




Sem comentários: