Conforme nós já falamos, as Castanhas de Oração eram um objecto iconográfico da religião que as pessoas abastadas do Norte da Europa usavam como devoção particular, no início do século XVI. Esculpidas do tamanho da palma de um mão ou menor, essas esculturas em miniatura em madeira de buxo sempre foram um mistério para os pesquisadores da área. Acredita-se que todas as obras -135 conhecidas na actualidade- foram criadas durante uma janela de 30 anos entre 1500 e 1530, em algum lugar na Bélgica ou na Holanda.
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O apogeu de uma classe social mercantil na Europa criou demanda de mercado para esculturas religiosas portáteis de alta qualidade. No entanto, logo começou a reforma protestante e muitos acessórios relacionados com a igreja começaram a sair da moda, incluídas as Castanhas de Oração.
Em 2017, usando a micro-tomografia computadorizada e um software de análise 3D, curadores e conservadores do "Small Wonders: Gothic Boxwood Miniatures" uma exposição na Galeria de Arte de Ontário, adquiriam uma nova visão sobre os materiais e objectos usados em cada escultura de buxo.
Os minúsculos retábulos, rosários e contas de terços foram produzidos a partir de um único fragmento de buxo, incorporando pinos menores que mantêm as peças unidas. Capas interiores são encaixadas, com uniões totalmente escondidas e apenas detectáveis com um microscópio ou raios X.
No entanto, grande parte do processo de produção segue sendo desconhecido, porque vestígios de ouro e outros materiais decorativos enganam o raios X.
Em 2017, usando a micro-tomografia computadorizada e um software de análise 3D, curadores e conservadores do "Small Wonders: Gothic Boxwood Miniatures" uma exposição na Galeria de Arte de Ontário, adquiriam uma nova visão sobre os materiais e objectos usados em cada escultura de buxo.
Os minúsculos retábulos, rosários e contas de terços foram produzidos a partir de um único fragmento de buxo, incorporando pinos menores que mantêm as peças unidas. Capas interiores são encaixadas, com uniões totalmente escondidas e apenas detectáveis com um microscópio ou raios X.
No entanto, grande parte do processo de produção segue sendo desconhecido, porque vestígios de ouro e outros materiais decorativos enganam o raios X.
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