O notório líder do Estado Islâmico Abu Bakr al-Baghdadi foi morto em uma operação militar dos EUA no noroeste da Síria, segundo relatos. Ele supostamente detonou um colete suicida durante o ataque.
Dizem que durante a missão dos EUA - envolvendo helicópteros, aviões e drones - tropas americanas se envolveram em um tiroteio com o terrorista. A certa altura, al-Baghdadi detonou o colete, disseram várias fontes, incluindo ABC e Defense One. Mais tarde, no sábado, a TV estatal iraquiana anunciou que mostrar a filmagem do ataque.
Enquanto isso, numa aparente referência às notícias, Mazloum Abdi, comandante das Forças Democráticas Sírias (SDF) lideradas pelos curdos, twittou sobre a "operação histórica bem-sucedida como resultado do trabalho conjunto de inteligência com os EUA".
Successful& historical operation due to a joint intelligence work with the United States of America.
3.022 pessoas estão falando sobre isso
O Pentágono ainda não confirmou os rumores, mas o presidente dos EUA, Donald Trump, deve fazer um grande anúncio no domingo de manhã. Na noite de sábado, Trump twittou que "algo muito grande acabou de acontecer!" - alimentando especulações de que al-Baghdadi havia de fato sido morto.
O líder do Estado Islâmico ( ISIS) estava escondido há vários anos. Filmagens distribuídas pelo grupo terrorista em abril de 2019 mostravam-no sentado no chão com um rifle de assalto Kalashnikov ao lado dele.
Antes disso, al-Baghdadi foi visto pela última vez num vídeo de julho de 2014, quando falou na Grande Mesquita de Mosul.
Sem comentários:
Enviar um comentário