A natureza é surpreendente, por mais curioso que você possa ser em relação a isso, sempre há algo novo para descobrir. As aves, por exemplo, são os animais vertebrados, depois dos peixes, mais numerosos do nossos planeta.
Possivelmente você já viu variadas espécies, mas para as que mostraremos nesta lista as possibilidades são baixas. Elas são tão exóticas e extraordinárias, que você ficará maravilhado com tamanha variação de cores e formatos.
Confira:
1- Rolieiro-de-peito-lilás
O Coracias caudatus é encontrado no Quênia e tem uma incríveis tonalidades, como: branco, roxo, azul, turquesa, verde, preto e bronze. O Rolieiro-de-peito-lilás adquiriu esse nome popular, além do fato do tom de suas penas, devido ao momento do voo de acasalamento, onde fazem ‘rolamentos’, mergulhos e acrobacias.
2 – Pato-mandarim
O Aix galericulata é um dos patos mais belos do mundo. Oriundo da Ásia, precisamente China e Japão, a distribuição das cores de suas penas, lembra um ornamento oriental. Esses animais vivem em pequenos lagos cercados de árvores, evitando grandes espelhos d’água, mar e locais abertos e descampados.
3 – Guarda-rios-de-papo-branco
Essa espécie denominada Halcyon smyrnensis tem cinco subespécies reconhecidas e vive em vários países do oriente. Esses pássaros têm uma capacidade incrível de se reproduzir em outros habitats. Devido a isso, não está em ameaça de extinção, ao contrário de outras aves dessa lista.
4 – Faisão-dourado
O macho dessa espécie apresenta tons quentes e vivos. Também chamado popularmente de “faisão chinês”, o Chrysolophus pictus vive especialmente no oeste da China, mas alguns exemplares já foram encontrados no Reino Unido e em outros países. Enquanto o macho é exótico e colorido a fêmea tem a maior parte das penas marrom.
5 – Fradinho
Essa criatura fantástica chegou a inspirar os Porgs, animais imaginários da franquia Star Wars. Sendo também conhecido como o “papagaio-do-mar”, os representantes dessa espécie vivem no Atlântico e ficam no continente, entre a primavera e verão, durante o período de acasalamento. Os Fratercula arctica são exímios voadores, podendo chegar a velocidade de 88,5 km por hora.
6 – Lóris Molucanos
Esses papagaios (trichoglossus haematodus) podem ser encontrados em matas da Austrália e da Papua Nova Guiné. Macho e fêmea possuem a mesma coloração incrível e vivem em grandes bandos.
7 – Calau-de-Malabar
O ponto mais chamativo do Anthracoceros coronatus talvez seja a haste agregada ao seu bico, que parece ser um chifre. Vivendo entre a Índia e o Sri Lanka, alguns povos desses locais acreditavam que seu corno tinha propriedades místicas.
8 – Grou-coroado-oriental
Essa ave (Balearica regulorum) não é migratória e vive na savana africana. Seu porte é elegante e, não por acaso, macho e fêmea possuem uma espécie de ‘coroa’ na cabeça.
9 – Ave-do-paraíso de Wilson
Assim como em outros exemplares dessa lista, essas cores fascinantes do Cicinnurus respublica são exclusivas dos machos, que as usam para a ‘dança do acasalamento’. As fêmeas apenas têm penas marrons. Algo muito interessante é que a parte turquesa desse pássaro, no alto de sua cabeça, não são penas e sim sua pele. Essas aves vivem em Nova Guiné e leste da Austrália.
10. Sterna inca
A Larosterna inca é considerada ameaçada pela União Internacional para a Conservação da Natureza. Essa ave marinha vive nas águas frias próximas ao Peru e apresenta um belo bigode.
11 – Grande ave-do-paraíso
Este exótico pássaro (Paradisaea apoda) vive em locais de difícil acesso na ilha de Nova Guiné. Ver um deles e ainda capturar imagens é algo incrivelmente raro, que poucos sortudos conseguem. Contudo, mesmo com raras capturas, eles já chamaram a atenção da mídia, devido ao macho ter um comportamento pouco comum no ritual de acasalamento, como você pode ver no vídeo abaixo:
VÍDEO
12 – Araçari-mulato
Esse tipo de tucano (Pteroglossus beauharnaesii) vive no Brasil, do sul ao centro, sendo também encontrado no Peru e na Bolívia. É considerado um dos maiores da família araçari.
13 – Quetzal
Sua grande beleza lhe custou a liberdade, e o colocou na lista de espécies ameaçadas de extinção. O quetzal (Pharomachrus) vive em florestas tropicais da América Central e os astecas e maias o consideravam sagrado.
14 – Cotinga-pintada
Os machos da espécie Cotinga cayana possuem essas cores incríveis e brilhantes. Também chamado de anambé-azul, pode ser encontrado nos topos das árvores da floresta amazônica, entre o leste dos Andes e as Guianas.
15 – Poupa-eurasiática
O Poupa-eurasiática (Upupa) é o único sobrevivente da família Upupidae, visto que as outras já foram extintas. Ele pode ser encontrado na África, Europa e Ásia. Sua cor alaranjada e seu topete garantem seu charme.
A maioria das aves possuem plumagem de diversas cores para misturar-se ao meio em que vivem, identificar-se com seu bando ou ainda para atrair companheiros, essa distribuição ficou a cargo da natureza. Conhecer um pouquinho desses pássaros, através dessas belas imagens, é algo fascinante.
Sem comentários:
Enviar um comentário