Homem de 28 anos é acusado de conspiração e fraude
As autoridades norte-americanas apreenderam 20 milhões de dólares, cerca de 18 milhões de euros, que estavam escondidos no estrado de uma cama. O dinheiro, encontrado num apartamento no estado de Massachusetts, pertencia a um homem brasileiro que foi preso e acusado de conspiração por tentativa de lavagem de dinheiro.
Cléber Rene Rizério Rocha, de 28 anos, foi preso na primeira semana de janeiro no seguimento de uma investigação a um esquema em pirâmide camuflado em nome de uma empresa de serviços de internet, a TeleFrex.
Esta semana, a procuradoria-geral divulgou uma imagem do dinheiro encontrado no apartamento do homem.
Mais de 965 mil pessoas de vários países foram enganadas por este esquema e perderam, ao todo, mil e 76 milhões de dólares, cerca de mil e 64 milhões de euros, segundo a Reuters.
O juiz decretou pena de prisão enquanto aguarda julgamento para Rocha porque entendeu que existia um risco de fuga.
O esquema da TeleFrex, a empresa que vendia serviços de voz sobre Internet (Voip), consistia em convencer os clientes a assinarem uma subscrição para se tornarem promotores e ganharem dinheiro a publicar anúncios na internet. Esses promotores eram depois pagos pelo dinheiro dos novos subscritores.
A empresa foi criada pelo norte-americano James Merrill e o brasileiro Carlos Wanzeler. O primeiro foi preso em 2014 e declarou-se culpado de conspiração e fraude. Wanzeler fugiu para o Brasil em 2014 e não pode ser extraditado.
www.dn.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário