Quase 460 mil portugueses queixaram-se à associação de consumidores em 2016. Depois de uma pausa em 2015, o setor das telecomunicações voltou a ser o que levantou mais problemas.
A Deco recebeu perto de 460 mil queixas em 2016, mais ou menos o mesmo que no ano anterior. A área com mais reclamações foi a das telecomunicações (45.515 queixas), seguida pela energia e água (27.708), compras e vendas (27.430) e serviços financeiros (26.451).
No entanto, para 2017, Paulo Fonseca, coordenador Departamento Jurídico e Económico da Deco, está preocupado com a tendência crescente, que já se notou nos últimos anos, de mais queixas relacionadas com compras online, nomeadamente através das redes sociais como o Facebook.
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O responsável da Deco explica as burlas e outros problemas que têm surgido em compras no Facebook
Em 2016, as telecomunicações voltaram a ser a área com mais queixas, algo que acontecia há uma década mas não tinha ocorrido em 2015. A lei que obrigou as operadoras a terem pacotes sem fidelização não resolveu nada.
Paulo Fonseca explica as queixas mais comuns que surgem nas telecomunicações
Para além das telecomunicações, a energia e a água foram o segundo setor com mais queixas em 2016, nomeadamente por situações de dupla faturação, mas também a mudança de comercializador de energia que esteve na base de abordagens comerciais pouco transparentes por parte dos diferentes comercializadores, com a DECO a receber milhares de queixas de consumidores vítimas de práticas comerciais desleais, sobretudo idosos.
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O representante da associação de consumidores explica os principais problemas nas áreas da energia e água
Para o futuro, a Deco teme mais escândalos semelhantes ao que há pouco tempo afetou as emissões dos carros da Volkswagen.
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