AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

domingo, 29 de janeiro de 2017

SABE DE QUEM É ESTE ROSTO ?


Este rosto esculpido na pedra em Dakota do Sul é do Chefe índio "cavalo louco" que derrotou as tropas do General Custer dizimando todo seu exército e o próprio general.
Custer era um brilhante estrategista, até mesmo considerado invencível. Porém, o destino se voltou contra ele na batalha de Little Big Horn, ocorrida em 1876, quando Cavalo Louco e seus ferozes guerreiros surpreenderam as suas tropas pertencentes à Sétima Cavalaria, encurraladas pelos flancos devido a uma manobra desastrada e a um erro de avaliação de Custer, além da covardia de um dos seus próprios oficiais que deveria vir em reforço, simplesmente batendo em retirada com seus homens quando viu a situação desfavorável. O desfecho foi então inevitável, sendo depois Custer e seus comandados totalmente massacrados pelos índios. Um sangrento combate que durou menos de uma hora, sem um único sobrevivente, e que veio a custar a própria vida do brilhante General americano.

Por trás de tudo, esteve a cobiça pelas terras dos índios, a maioria das tribos obrigada através da força a ser confinada em reservas, assim pouco a pouco perdendo a sua identidade, sendo fatalmente fadadas a se extinguirem.
Porém, Cavalo Louco foi o único que recusou esta humilhação.
Famoso por ter derrotado e liquidado Custer (o que, aliás, foi considerado como uma heresia e uma humilhação para o Exército Americano, além da pior derrota militar dos EUA), junto a uns poucos seguidores Sioux e Cheyennes, tornou-se pela sua rebeldia e coragem uma 'pedra no sapato" e como tal em 1877 logo arquitectaram um sórdido plano para eliminá-lo.
Atraído para uma "conferência" entre militares e alguns índios (traidores) em uma reserva indígena, tentaram aprisioná-lo.
Mas Cavalo Louco jamais se sujeitaria a isso: escapou por uma porta mas um soldado já no exterior, traiçoeiramente e pelas costas, cravou-lhe profundamente a baioneta no corpo. Muito convenientemente, deixaram o bravo guerreiro sem qualquer socorro médico, esvaindo-se em sangue, até que após várias horas de dolorosa agonia o bravo chefe Sioux veio finalmente a falecer.

Sem comentários: