AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Os 8 maiores mistérios pré-históricos


Descobertas estão sendo continuamente feitas, para que possamos descobrir aspectos da nossa história, como uma luz sobre como chegamos aos dias atuais. Remanescentes da Idade da Pedra, elas nos deram uma visão sobre como os seres humanos evoluíram e seus períodos.
A Idade do Bronze e da Idade do Ferro, nos ajudou a desenvolver ainda mais a nossa compreensão do passado de várias civilizações. No entanto, ainda existem muitos mistérios pré-históricos que continuam a surpreender as mentes dos historiadores.
Embora várias teorias existam, aqui irás ver alguns dos maiores mistérios pré-históricos do mundo que ainda não foram resolvidos.
1. As pedras de Carnac, são uma coleção incrivelmente densa de mais de três mil pedras pré-históricas localizadas ao redor da aldeia Carnac na França. As pedras foram erguidas pelos povos pré/proto-celta da Bretanha durante o período neolítico. Esta coleção é de longe a maior do mundo, mas o objetivo continua a ser um mistério. Algumas pessoas acreditam que essa coleção de pedras tinha a intenção de criar um sistema de observatório ou um calendário. Outros teorizam que as pedras poderiam ser instrumentos sísmicos primitivos, com as pedras equilibradas, para que os aldeões soubessem que um terremoto viria a acontecer.
Pixabay / juliacasado1
2. O obelisco inacabado na região norte das pedreiras do antigo Egito em Aswan, oferece algumas observações incomuns na antiga era da pedra. Um pedaço maciço de pedra estava sendo esculpido em rocha, com a intenção de ser erguida como um obelisco. No entanto, ela nunca foi terminada, provavelmente devido às rachaduras que surgiram durante o trabalho na pedra. Ainda assim, o obelisco teria sido um terço maior do que qualquer outro obelisco antigo, chegando a pesar 1.200 toneladas. A grande questão que permanece até hoje, é como os egípcios planejavam mover ou erguer o monumento considerado impossível se não com a ajuda de alguns guindastes modernos.
Flickr / Dan Lundberg
3. Na Espanha, existem algumas passagens subterrâneas nas cavernas de Antequera, que levam para locais de sepultamento. Considerando que algumas das maiores rochas utilizadas na construção destas cavernas pesavam até 180 toneladas, como elas eram transportadas ainda permanece um mistério. Há também obras de arte ao longo das paredes que muitos especialistas teorizam ter um significado cultural.
Wikimedia / Grez
4. O complexo do templo megalítico do período Neolítico localizados na ilha mediterrânea de Gozo, Ggantija, é a segunda mais antiga estrutura religiosa artificial do mundo. Especialistas acreditam que Ggantija, foi possivelmente um local de culto da fertilidade, devido às múltiplas figuras e estatuetas descobertas lá. No entanto, considerando que este templo foi construído antes do período das ferramentas de metal estarem disponíveis, como eles foram construídos? Tem muitos arqueólogos coçando suas cabeças tentando entender.
Michael Gunther
5. Há uma variedade de mais de trezentas esferas de pedra na Costa Rica, conhecidas pelos habitantes locais como Las Bolas. Acredita-se que as esferas foram esculpidas entre 1500 e 500 A.C, elas variam em tamanho de poucos centímetros a mais de dois metros de diâmetro. As esferas são atribuídas à cultura Diquís, mas o seu significado permanece um mistério.
Wikimedia / Rodtico21
6. Esculpidos a partir de pedras de basalto, os chefes colossais olmecas são compostos de dezessete monumentos de pedra, cada um esculpido com uma mantilha única. As cabeças são datadas de pelo menos 900 A.C, e pesam entre seis e cinquenta toneladas. Estas cabeças colossais de alguma forma foram transportadas para ficarem em linhas, mas como foram feitas ainda permanece um mistério.
Geografia nacional
7. Ao largo da costa da ilha Yonaguni, uma formação rochosa submersa tem levado muitos a acreditar que poderia ter sido feita pelo homem. A formação tornou-se conhecido como o Monumento Yonaguni e apresenta bordas planas paralelas, ângulos retos, pontas afiadas, pilares e colunas. No entanto, esta área não teria como ter sido seca, a menos que fosse a oito ou dez mil anos atrás. Se este monumento foi construído por seres humanos, seria uma das estruturas mais antigas da Terra e poderia mudar tudo o que sabemos sobre a pré-história.
YouTube / Natural Wonders
8. Göbekli Tepe é considerada a estrutura religiosa mais antiga do mundo a ser encontrada. Acredita-se que datam de entre 10.000 e 9.000 A.C. O local, que fica no topo de uma serra na região Sudoeste de Anatólia, contém estruturas de pedra e pilares que tem esculturas de vários animais predadores esculpidos nela. Göbekli Tepe, levanta numerosas questões em torno da finalidade pretendida pela construção e de como ela foi criada.
Wikimedia / Teomancimit
universointeligente.org

Sem comentários: