Eu sei mimetizar a Natureza! Disse o Camaleão à um poeta. _ Eu mudo a minha cor na hora certa de ser um predador ou uma presa. E tu que és poeta, com certeza também sabes mudar a tua cor. _ Ora, Camaleão! Faça o favor! Poeta não tem cor, tem sutileza. _ Poeta é a presa, o predador, a caça, a armadilha, o caçador o tiro, o abate, a munição... _ Poeta é Poeta, nada mais! O bicho, entre todos os animais, que sabe imitar o Camaleão. (Herculano Alencar)
Artista, músico e por que não poeta? Johannes Stotter é um artista que funde seus modelos em paisagens naturais e naturezas-mortas, com um domínio técnico elevado de sua pintura que, como um Camaleão, camufla os corpos inserindo-os em meio a ambientes naturais através de composições fascinantes que remetem ao surrealismo. Usando a forma humana como suporte de camuflagem tanto de ambientes como formas encontradas na Natureza, desenvolve trabalhos com temas relacionados a elementos da Natureza, frutas, árvores, animais, paisagens, entre outros. Selecionei algumas obras abaixo para sua apreciação e inspiração.
Cada obra do artista reflete a união entre homem e Natureza. Com sua imaginação e grande habilidade técnica, Johanne Stotter cria pinturas sobre corpos que muitas vezes só são percebidos num segundo olhar mais atento do observador. Para se chegar aos resultados esperados o artista projeta cada trabalho num planejamento que pode durar até cinco meses de estudo para se chegar a realização da pintura que leva em média 8 horas em sua execução.
Assista abaixo o vídeo performático que mostra como o artista fez a montagem representativa de uma rã tropical utilizando cinco pessoas com seus corpos pintados e posicionados para este fim.
VÍDEO
www.siguta.com.br
Sem comentários:
Enviar um comentário