AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

domingo, 25 de outubro de 2015

Woodstock: fotos inéditas mostram a magia do festival de músicamais marcante da história


Ninguém poderia ter previsto a influência da experiência Woodstock“, afirma Baron Wolman, ex-fotógrafo da Rolling Stones. Em agosto de 1969 ele estava entre as estimadas 500 mil pessoasque participaram de Woodstock, evento que marcou toda uma geração. Acostumado a fotografar as estrelas da época, como Janis Joplin, The Grateful Dead e Bob Dylan, durante os três dias em que ficou na bucólica fazenda, palco da mística experiência hippie, voltou a lente de sua câmera para o público. As fotos, que ficaram esquecidas por todo esse tempo, foram recentemente publicadas no projeto “Woodstock Deja Vu All Over Again” (em português, “Deja Vu de Woodstock Novamente”).
O festival reuniu algumas das bandas mais famosas da época e, embora tivesse estrutura para apenas 200 mil pessoas, reuniu meio milhão de jovens que vieram de todas as partes dos Estados Unidos até Bethel, no estado de Nova York. Apesar da falta de água, comida, banheiros e estrutura para atendimento médico, devido à superlotação, os três dias do festival aconteceram em um clima de paz e altruísmo. Uma curiosa camada de otimismo envolveu Woodstock e, entre viagens de ácido e shows, os participantes ajudaram uns aos outros, compartilhando mantimentos. “De forma inesperada, Woodstock se transformou em mais do que os shows para todos nós. Eu acabei ficando mais tempo com o público porque o que estava acontecendo lá era interessante demais para passar batido“, explica o fotógrafo, que conseguiu captar em suas imagens a aura mágica do festival.
As 75 fotos em preto e branco que foram reunidas no livro resumem o festival de maneira jamais vista. Segundo o fotógrafo, o livro traz em imagens o penetrante senso de esperança e possibilidade e a noção de que a paz e o amor poderiam transformar o mundo, marcantes em Woodstock. O livro, publicado pela Reel Art Press nos Estados Unidos conta com uma versão especial, limitada a 250 unidades, que traz uma gelatina de prata da foto “Woodstock Cows” (segunda foto abaixo) e um ingresso original de Woodstock.
Confira algumas das imagens:
Woodstock 69433-24a
Woodstock 69435-5
Woodstock 69438-22
Woodstock 69439-32
woodstock4
woodstock5
woodstock6
Woodstock 69438-29
Woodstock 69444-17
Woodstock 69443-10
Woodstock 69433-31a
woodstock12
woodstock13
woodstock14
300,000 Strong 69441-30a
Todas as fotos © Baron Wolman

www.hypeness.com.br

Sem comentários: