AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

CONHECE O FENÓMENO DA FLORESCÊNCIA DO BAMBU !?

Conhece o misterioso fenômeno da florescência do bambu?
Os bambus são as plantas com o crescimento mais rápido na Terra. Um típico bambu pode crescer tanto quanto 10 centímetros em um único dia. Certas espécies crescem até um metro durante o mesmo período, ou cerca de 1 milímetro a cada 2 minutos. Você pode realmente ver a planta crescendo na frente de seus olhos. A maioria das espécies de bambu atinge a maturidade em apenas 5 a 8 anos. Mas quando se trata da floração, bambus são, provavelmente, uma das plantas mais lentas do mundo.

01
Conhece o misterioso fenômeno da florescência do bambu? 01
floração dos bambus  é um fenômeno intrigante, porque é uma ocorrência única e muito rara no reino vegetal. A florescência dos bambus acontece uma vez a cada 60 a 130 anos, dependendo da espécie. Esses longos intervalos permanecem em grande parte um mistério para os botânicos.

Estas espécies de florescência lenta exibem outro comportamento estranho: elas florescem todas ao mesmo tempo, em todo o mundo, independentemente da localização geográfica e clima, desde que os pés de bambu derivem da mesma planta mãe

A maioria dos bambus são exatamente assim: uma "divisão da mesma planta mãe. Estas divisões foram re-divididas ao longo do tempo e compartilhadas em todo o mundo. Embora as divisões estejam agora geograficamente em locais diferentes, elas ainda carregam a mesma composição genética. Assim, quando um pé de bambu no, digamos, Brasil floresce, a mesma planta no Japão vai fazer o mesmo mais ou menos ao mesmo tempo. É como se as plantas tivessem um relógio circadiano interno tiquetaqueando até que o alarme ajustado soa simultaneamente. Este fenômeno de floração em massa é chamado de floração gregária.

De acordo com uma hipótese, a floração em massa aumenta a taxa de sobrevivência da população de bambu. A hipótese afirma que, inundando a área com seus frutos, ainda haverá sementes sobrando mesmo que os predadores comam até se fartar. Por ter um ciclo de floração maior do que o tempo de vida dos roedores predadores, os bambus podem regular as populações de animais, causando a fome durante o período entre os eventos de floração. A hipótese ainda não explica por que o ciclo de floração é 10 vezes maior que o tempo de vida dos roedores.

Uma vez que uma espécie de bambu atingiu sua expectativa de vida, floresceu e produziu sementes, a planta morre, acabando com faixas inteiras de florestas ao longo de um período de vários anos. Uma teoria é que a produção de sementes requer uma enorme quantidade de energia que estressa o bambuzeiro, de tal forma que acaba realmente morrendo. Outra teoria sugere que a planta mãe morre para dar espaço para as mudas.

Os eventos de floração em massa também atraem predadores, principalmente roedores. A súbita disponibilidade de frutos e sementes em grandes quantidades na floresta traz consigo dezenas de milhões de ratos famintos que se alimentam, crescem e se multiplicam em taxas alarmantes.

Depois de devorarem o fruto do bambu, os ratos começam a consumir as lavouras, tanto as armazenadas, quanto a dos campos. Um evento de floração do bambu é quase sempre sucedido por fome e doença em aldeias vizinhas. No estado de Mizoram no nordeste da Índia, o temido evento ocorre quase como um reloginho a cada 50 anos, quando a espécie de bambu Melocanna baccifera floresce e frutifica. O fenômeno, que ocorreu entre 2006 e 2008, ficou conhecido na língua local como mautam ou "morte de bambu".

Há um outro agravante no período da floração: a planta deixa de ser comestível representando uma grande ameaça para a sobrevivência dos pandas gigantes que se alimentam dela. A área montanhosa no centro da China testemunhou uma extensa floração de uma variedade de bambu favorita entre estes ursos, em 1984 e em 1987, quando centenas de animais morreram de fome.
02
Conhece o misterioso fenômeno da florescência do bambu? 02
Flores de bambu.

03
Conhece o misterioso fenômeno da florescência do bambu? 03
Flor e fruto do bambu.
04
Conhece o misterioso fenômeno da florescência do bambu? 04
Um rato preto no milharal devastado de um campo perto da vila Zamuang no nordeste se Mizoram.


05
Conhece o misterioso fenômeno da florescência do bambu? 05
Crianças capturam ratos depois de uma temporada de floração de bambu na Birmânia.

06
Conhece o misterioso fenômeno da florescência do bambu? 06
Espécie Fargesia nitida, em flor, acontece apenas uma vez a cada 120 anos.

07
Conhece o misterioso fenômeno da florescência do bambu? 07
08
Conhece o misterioso fenômeno da florescência do bambu? 08
Floração de bambu.
Fonte: Guadua e Nat Geo


 http://www.mdig.com.br

Sem comentários: