AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

terça-feira, 26 de março de 2013

Viagens em Português Praia do Barril-Tavira-Portugal


Viagens em Português


Praia do Barril-Tavira-Portugal

A Ria Formosa começa aonde acaba a Praia da Manta-Rota (concelho de Vila Real Stº António) e termina junto à Praia do Ancão (concelho de Loulé). Um imenso cordão dunar com cerca de 60 Kms separa o mar desta zona costeira exterior com algumas entradas do mar, as chamadas “barras”, umas com navegação de pequeno porte até aos respectivos cais e outras sem navegação devido ao seu assoreamento. Em toda esta extensão existem várias espécies de aves migratórias ou não e uma enorme variedade de bivalves.
Nesta imensidão de sapais, as cores dividem-se ao sabor das marés, quando cheias ficam esverdeadas com o esplendor da vegetação e quando vazias ficam cinzento lamacento para dar vida aos bivalves aí existentes.
Num destes cantos mais recôndito da Ria, situa-se a PRAIA DO BARRIL, a Sul do Aldeamento Turístico das Pedras D´El Rei, a cerca de 2 kms da Aldeia Piscatória de Santa Luzia (Terra do Polvo) e a cerca de 5 kms da Cidade de Tavira (A Cidade das 17 Igrejas). Esta praia singular, foi a única que se adaptou ao crescimento turístico e as suas antigas instalações de pesca do atum (Armação do Barril ou Três Irmãos) foram convertidas em lojas, cafés, esplanadas, balneários e centro de apoio náutico para os veraneantes.

Quarta-feira

Tavira-Portugal



Tavira é uma cidade portuguesa no Distrito de Faro, região e subregião do Algarve, com cerca de 12 576 habitantes (censo de 2001).

É sede de um município com 607,17 km² de área e 24 997 habitantes (censo de 2001), subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Alcoutim, a leste por Castro Marim e pela parte ocidental do concelho de Vila Real 

de Santo António, a sudoeste por Olhão, a oeste por São Brás de Alportel e por Loulé e a sul tem litoral no oceano Atlântico. Fica na zona Sotavento (Algarve oriental).

O relevo é plano no litoral e muito acidentado na região serrana, na qual alguns picos ultrapassam os 500 metros de altitude. o concelho é atravessado por diversos cursos de água, tais como a ribeira da Asseca, Rio Séqua, Rio Gilão, a ribeira do Almargem ou a Rio Vascão.

O clima da região é temperado mediterrânico, com 5 meses secos (de Maio a Setembro) e uma temperatura média anual que ronda no litoral os 18°C. As temperaturas médias máximas rondam no Verão os 28°C e as mínimas os 9°C no mês mais frio, Janeiro. A precipitação média anual na cidade de Tavira é de 576 mm, concentrada essencialmente entre Outubro e Fevereiro. Durante o Verão praticamente não chove. A região serrana apresenta valores de precipitação mais elevados, superiores a 800 mm nos pontos mais altos. O número médio de dias com chuva é de 65 no litoral, sendo superior na região serrana. Os dias solarengos são uma constante, mesmo durante o Inverno.

A costa do concelho de Tavira possui algumas das mais belas praias do Algarve e de Portugal, todas elas incluídas no Parque Natural da Ria Formosa. O mar pode atingir temperaturas muito agradáveis durante o Verão e no início do Outono, as quais por podem rondar os 26°C nos meses mais quentes. As praias do concelho são: Lacém, Cabanas de Tavira, Ilha de Tavira e Praia do Barril. As duas primeiras pertencem à ilha de Cabanas, enquantos que as duas últimas estão integradas na ilha de Tavira.

Economia

O município de Tavira tem uma grande área de barrocal e serra, e as suas principais produções são, além da pesca e da aquicultura (zona da Ria Formosa, estando aactividade de produção de conservas de peixe praticamente extinta), a agricultura - com grandes extensões de pomares, e a exploração dos recursos da serra (mel e cortiça, por exemplo). A indústria turística localiza-se sobretudo no litoral, explorando as grandes extensões de praias do concelho, na Ilha de Tavira.

Biblioteca

A cidade de Tavira possui uma biblioteca pública designada por Biblioteca Álvaro de Campos, inaugurada a 24 de Junho de 2005. No edifício onde se encontra instalada, funcionava a antiga cadeia civil de Tavira.

Cinema e teatro

Até 1911, existia na cidade de Tavira uma pequena sala de espetáculos designada por Teatro Tavirense. Naquela data, o teatro é encerrado por falta de condições de segurança. Em 1914, é iniciada a construção de um novo teatro, o Teatro Popular, que, devido a condições económicas dificeis derivadas da 1ª Guerra Mundial, apenas sería inaugurado em 27 de Outubro de 1917. A sala de espetáculos muda de nome para Teatro António Pinheiro, em 1942. Em 1964 é demolido, sendo construído outro no mesmo local, e com a designação Cine-Teatro António Pinheiro, em 10 de Fevereiro de 1968, passando a apresentar cinema, teatro e espetáculos musicais.

O Ginásio Clube de Tavira é uma associação desportiva da cidade de Tavira, fundada em 19 de Outubro de 1928, por Abílio Encarnação, Renato Graça, Domingos, Soares, José Pereira Nolasco, Teodoro Norato, José Leiria, Mário Palma e J. Pinhol. Inicialmente designada por Tavira Ginásio Clube, a associação teve de alterar o seu nome para Ginásio Clube de Tavira, em 1946, em consequência no disposto numa lei de 1 de Agosto de 1945, que não permitia a utilização do nome da localidade em primeiro lugar.

As primeira actividades do clube incluíam a ginástica, futebol, remo e ténis. Mais tarde seriam incluídos a natação, a vela, a pesca desportiva, hóquei em patins, patinagem, o futebol e o ciclismo. Será com o ciclismo que o clube alcançaria algumas conquistas, nomeadamente na Volta a Portugal em Bicicleta (1958-1988), e na Volta ao Estado de São Paulo de Ciclismo, onde venceu em 1964 e 1965, respectivamente com Jorge Corvo e Sérgio Páscoa.

Actualmente (2008), apenas a secção de futebol continua em actividade, na sua vertente de formação; o GCT atingiu a sua melhor posição em 1992 ao subir à 3ª Divisão do campeonato nacional. Todas as restantes actividades foram terminando,nomeadamente por razões de ordem económica.

O Ginásio Clube de Tavira foi agraciado com a Medalha de Mérito Desportivo, Medalha de Ouro da Cidade de Tavira e foi distinguido como Clube de Utilidade Pública em 30de Abril de 1982, no governo cujo Primeiro-ministro era Francisco Pinto Balsemão.

O Clube de Ciclismo de Tavira foi criado em 1979. Tem a equipa de ciclismo mais antiga de Portugal.

Em 2008, o ciclista galego David Blanco, ao serviço da equipa Palmeiras Resort Tavira, vence a 70ª Volta a Portugal em Bicicleta dando, assim, a primeira vitória ao clube de Tavira.
Via

Sem comentários: