AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013


Fototojornalista português desempregado ganha prémio no World Press Photo
15 Fevereiro 2013, 12:42 por João Carlos Malta | joaomalta@negocios.pt

O fotojornalista, Daniel Rodrigues, venceu hoje o primeiro prémio da secção “Daily Life” da World Press Photo (WPP). A fotografia vencedora, que data de Março de 2012, retrata um grupo de crianças a jogar futebol num pelado na Guiné Bissau.
Daniel Rodrigues, de 25 anos, esteve envolvido numa acção humanitária em África (no Dulombi, Guiné), no qual percorreu vários países daquele Continente, tendo inclusivé sido um dos portugueses que ficou retido no aeroporto de Bamako, no Mali, quando a 22 de Março do ano passado rebentou o primeiro golpe de Estado.

Nesta viagem, o fotojornalista esteve na Guiné Bissau onde se deparou com um grupo de jovens que pela primeira vez tocava numa bola de futebol. A foto, que ganhou o primeiro prémio da secção “Daily Life”, foi tirada num local que no passado foi um antigo quartel colonial português.

Em declarações ao Negócios, Daniel Rodrigues não escondia a emoção um par de horas depois de ter recebido a notícia. “Não paro de tremer. Ainda não acredito. Era um sonho de criança. É um dos prémios mais importantes do Mundo”, disse.

O momento em que a imagem foi captada, é descrita assim pelo vencedor. “Chegámos à aldeia e fui para o campo onde os miúdos estavam a jogar à bola. Tirei as fotos e ainda estive a jogar à bola com eles”, relembra, entre sorrisos. “Estive no sítio certo, à hora certa”, remata.

O fotojornalista passa a ser o terceiro português a ser premiado pela World Press Photo, mas o primeiro a ganhar o mais alto galardão de uma das secções deste prémio que distingue fotojornalistas de todo o Mundo. Em 2007, o voo do bodyboarder Jaime Jesus, no mar da Nazaré, valeu a Miguel Barreira, repórter fotográfico do Record, o terceiro lugar do WPP 2007, na categoria de desporto. Há quase 40 anos, em 1974, tinha sido Eduardo Gageiro, a ganhar o segundo prémio da secção de retratos, com uma fotografia do marchal Spínola.

O agora premiado fotojornalista começou a sua carreira profissional, em 2010, no Correio da Manhã, tendo também passado pela agência de fotografia Global Imagem, do grupo Controlinveste. Actualmente, está desempregado. E por isso, a revolta apodera-se da sua voz. “Estou desempregado, e até tive de vender a minha máquina fotográfica”, enfatiza Rodrigues. O jovem espera que este prémio possa dar-lhe novas oportunidades no mercado laboral.

Daniel Rodrigues vai iniciar, em Março, outra missão humanitária, novamente à de Dulombi e Galomaro, na Guiné Bissau, onde vai ajudar a reconstruir uma escola local, e ajudar a população. 

Sem comentários: