AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013


CDU do Porto quer cafetaria desenhada por Siza Vieira na rotunda da Boavista

 
A CDU do Porto revelou, esta quarta-feira, querer recuperar o projeto do arquitetos Siza Vieira para instalação de uma cafetaria na rotunda da Boavista através de um concurso de "construção e exploração" que evite gastar dinheiros públicos.
 
foto GLOBAL IMAGENS/ARQUIVO
CDU do Porto quer cafetaria desenhada por Siza Vieira na rotunda da Boavista
Rotunda da Boavista
 
A ideia avançada em conferência de imprensa vai ser apresentada na próxima reunião da Câmara do Porto com o objetivo de "fazer o projeto sem custos para a cidade" e "resolver as questões burocráticas antes das autárquicas", explicou o vereador da CDU Pedro Carvalho.
Desenhado em 2005, no âmbito das obras da empresa Metro do Porto para a linha da Boavista (entretanto abandonada), o projeto da cafetaria "foi pago com dinheiros públicos e morreu", lamenta o vereador, acrescentando que na altura a construção estava orçada em 450 mil euros.
"O projeto seria um foco de atração àquela zona, até porque tem a autoria de arquitetos de renome internacional e iria potenciar a dinamização de outras atividades", defende Pedro Carvalho.
A intenção do vereador é recuperar uma proposta de recomendação dos comunistas aprovada por unanimidade pelo executivo em 2008.
Assinado pelo então vereador da CDU na autarquia, Rui Sá, o documento recomendava à Câmara que assumisse perante a Metro do Porto "o interesse na construção" do equipamento.
A proposta solicitava ainda que o projeto fosse analisado pelo executivo, numa apresentação acompanhada "por um estudo com as diversas alternativas de financiamento, designadamente verbas do município, recurso a candidaturas do QREN e parcerias público-privadas, nomeadamente pelo recurso a um concurso de construção e exploração".
Na memória descritiva do "projeto de execução de arquitetura da Linha da Boavista, Rotunda da Boavista, Fase 3", a que a Lusa teve acesso, previa-se a construção do café, a iluminação e recuperação do monumento central do jardim e a construção de uma passadeira entre a avenida de França e a rotunda.
O edifício desenhado por Siza deveria ficar implantado no jardim da rotunda, entre a avenida de França e a rua Nossa Senhora de Fátima.

Sem comentários: