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terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


A "TI LIDIA" E O VINHO TINTO


Esta idosa que completou 100 anos de idade no dia 17 de Fevereiro/2013, está sendo aproveitada para uma certa campanha no grupo “Adoro Vinho Tinto” no Facebook para incentivar o seu consumo num país com graves problemas do Alcoolismo, tendo conseguido levá-la ao programa de televisão “A Tarde é Sua” na TVI onde a Fátima Lopes ajudou ou colaborou na situação, porquanto na conversa com a idosa ficou no ar a ideia de que ela teria chegado à idade avançada com saúde e boa disposição por ter bebido vinho tinto a vida inteira e até “bagaço com broa” ao pequeno almoço, como ela confessou, tudo correndo ao gosto dos promotores desta triste situação. 

O clube dos "adoradores de vinho tinto" vai assim crescendo deste modo influenciando as pessoas a beberem para que cheguem aos 100 anos, numa campanha enganosa que devia ser travada num país onde morre tanta gente na estrada por condução sob o efeito do alcool (seja vinho tinto, branco, verde, cerveja, ou outro) que infelizmente leva muitos cidadãos para a morgue ou para o hospital, já não falando dos bebedores inveterados ou viciados de todas as classes sociais (desde jovens a idosos) que pesam nas estatísticas de vítimas do Alcool em Portugal.

A verdade, porém, é que ninguém chega à idade avançada bebendo vinho tinto, mesmo que a “Ti Lidia” seja uma excepção, pois é maior o número dos que morreram cedo pelo seu consumo e hoje são mais aqueles que morrem por problemas cardiovasculares, AVCs’, cancro, diabetes, Alzheimer, etc., pelos erros e excessos da nossa alimentação. Esta é uma verdade que os médicos andam dizendo há muito tempo e a Organização Mundial de Saúde faz alerta mas só poucos dão atenção. 

Claro que beber um copo de vinho tinto à refeição não causa dano na saúde, é o seu consumo em excesso que faz mal, mas seria melhor que os portugueses bebessem vinho sem alcool, feito do sumo da uva, e isso sim até eu beberia com satisfação. Porém, não é isso que acontece e lamento que se esteja fazendo uma campanha enganosa através da senhora idosa “Ti Lidia” que é apresentada como exemplo em programas de televisão. Isto é lamentável e merece a minha crítica ou reprovação e creio que de grande parte da população, menos dos “adoradores de vinho” claro. Bem melhor seria que adorassem mais a Cultura, a Arte ou a Poesia... 

Fica aqui mais esta minha dissertação.

Pausa para reflexão!

de 

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