Assalto milionário no aeroporto de Bruxelas
Oito homens armados levaram diamantes no valor de dezenas de milhões de euros. Fugiram em duas viaturas. Uma delas foi encontrada mais tarde, incendiada.
Uma carrinha de uma empresa de transporte de valores foi na noite desta segunda-feira assaltada no aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, por um grupo de homens armados que conseguiram levar – sem que um único tiro fosse disparado – um cofre que continha ouro e diamantes.
“Podemos confirmar que às 19h47, vários indivíduos penetraram no recinto do aeroporto a bordo de dois veículos que atravessaram as vedações”, confirmou o aeroporto de Bruxelas num comunicado.
A carrinha estava estacionada junto a um avião da Swiss Air que tinha como destino Zurique, na Suíça. Os funcionários da empresa de transporte de valores estavam a transferir para o aparelho cofres quando a carrinha foi atacada. Três minutos depois já os assaltantes fugiam com os cofres, que continham ouro e dez quilos de diamantes, de acordo com a imprensa belga.
Tudo aconteceu minutos antes da descolagem. Os passageiros já estavam no interior do avião, mas ninguém saiu ferido, não foi disparado um único tiro, apesar do aparato: os oito homens estavam "fortemente armados", dizem as informações disponíveis na imprensa belga, munidos com armas automáticas com miras laser.
O voo daquele avião da Swiss Air com destino a Zurique foi anulado, mas o assalto não causou outras perturbações no tráfego aéreo.
Um dos carros em que os assaltantes conseguiram fugir pela vedação danificada foi encontrado não muito longe do aeroporto, incendiado, adiantou a polícia local, citada pelo jornal belga Le Soir.
Ao que apurou a televisão pública VRT, o valor do produto roubado ascende aos 350 milhões de euros. O Centro Mundial de Diamantes de Antuérpia (AWDC, na sigla em inglês), que representa o comércio de diamantes na região de Antuérpia, avançou entretanto que terão sido roubados cerca de 37 milhões de euros em pedras preciosas. Não foi ainda revelado o valor em ouro que também terá sido levado no assalto.
"São diamantes em bruto vindos de Anvers e com destino a Zurique, na Suíça", explicou a porta-voz do AWDC, Caroline De Wolf, citada pela estação de televisão belga RTL.
A responsável, que não revelou a identidade dos fornecedores e compradores das pedras preciosas, admitiu que este foi um dos maiores roubos de diamantes alguma vez registado. A RTBF, a rádio televisão belga francófona, lembra que este é o quinto assalto semelhante no aeroporto de Zaventem, o último em 2011.
A porta-voz do Antwerp World Diamond Centre sublinhou que o transportes de fundos e objectos de elevado valor para o estrangeiro é diário. A porta-voz do AWDC questiona, no entanto, como "uma viatura pode ter acedido facilmente ao terminal do aeroporto".
O aeroporto de Bruxelas garantiu que as regras de segurança são "estreitamente respeitadas e controladas frequentemente, tanto pelas autoridades belgas bem como pelas europeias". Por isso, é surpreendente que isto tenha sido possível", afirmou Jan Vandercruyse, porta-voz do aeroporto, em declarações à rádio Bel RTL.
Sem comentários:
Enviar um comentário