AVISO

OS COMENTÁRIOS, E AS PUBLICAÇÕES DE OUTROS
NÃO REFLETEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO ADMINISTRADOR DO "Pó do tempo"

Este blogue está aberto à participação de todos.


Não haverá censura aos textos mas carecerá
obviamente, da minha aprovação que depende
da actualidade do artigo, do tema abordado, da minha disponibilidade, e desde que não
contrarie a matriz do blogue.

Os comentários são inseridos automaticamente
com a excepção dos que o sistema considere como
SPAM, sem moderação e sem censura.

Serão excluídos os comentários que façam
a apologia do racismo, xenofobia, homofobia
ou do fascismo/nazismo.

sexta-feira, 18 de maio de 2012



Agora que estamos a poucos dias do início da época balnear na nossa província, trazemos hoje uma fotografia de um dos autocarros que faziam o transporte dos veraneantes do interior para as praias costeiras, nomeadamente para a praia mais próxima da sede do concelho de Loulé, a Praia de Quarteira.
Na realidade, nas décadas de cinquenta e sessenta, foi a altura em que a procura por essas zonas se tornou mais expressiva. Eram diminutas as famílias que possuíam veículo automóvel próprio e assim, no caso da população louletana, a Empresa de Viaçao Algarve – EVA, era a que transportava diáriamente grande número de passageiros que pretendiam gozar de um merecido descanso à beira mar. Quarteira passou a ser durante o Verão a nossa Saint Tropez tanto para os mais abastados como para os mais humildes.
Quem não se recorda das imensas filas, principalmente aos domingos e logo a partir das sete da manhã para conseguir um bom lugar na camioneta ( EVA ) ? Sacos com as merendas, toldos, boias, baldinhos e um sem número de coisas que as pessoas achavam necessárias para que o dia fosse em pleno, enchiam até a cima as tais camionetas que em certas alturas do percurso pareciam rebentar pelas costuras tal o peso que acarretavam até à famosa estância quarteirense.
Na realidade só as gerações que viveram essa época lembram com precisão o que aqui relato. As outra , as de hoje, certamente julgarão tratar-se de qualquer historieta de ficção.
Foto: Gentilmente cedida por Luis Guerreiro.
Posted by Palma @ 22:22
WWW.LOULETANIA.COM

Sem comentários: