Fraude de mil milhões de euros em lavagem de dinheiro
O Ministério Público apanhou os líderes da maior rede de lavagem de dinheiro de sempre em Portugal. Há conhecidos empresários e políticos entre os clientes. E foi um dos chefes desta rede que transferiu os famosos 5 milhões da conta de Rosalina Ribeiro para a de Duarte Lima.
O semanário "Sol" escreve que uma rede suiça que proporcionava evasão fiscal e o branqueamento de capitais portugueses - fraude que se calcula atingir mil milhões de euros - foi esta semana desmantelada pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP). Trata-se dos três sócios de uma empresa suiça, a Akoya Asset Management. Oficialmente, geriam e faziam aplicações de fortunas de clientes portugueses, mas na verdade agenciavam clientes para bancos da Suiça e actuavam como seus testas-de-ferro, criando empresas offshore e nas quais era colocado o capital, em manobras de fuga ao fisco e branqueamento de capitais,.
Entre os portugueses que utilizavam os serviços da rede encontram-se empresários, advogados e alguns políticos, como Duarte Lima. A rede era encabelçada por Michel Canals, ex-diretor do banco suiço UBS, onde geria, nomeadamente, as contas conjuntas do magnata Lúcio Tomé Feteira e de Rosalina Ribeiro, e também de Duarte Lima. Foi este ex-diretor que canalizou cerca de cinco milhões de euros das contas de Rosalina e Feteira para a conta de Duarte Lima.
Sem comentários:
Enviar um comentário