1 – Celebrado a cada 12 anos, o Kumbh Mela é o maior festival do mundo. Em 2001 a festa religiosa hindu envolveu 60 milhões de pessoas na mesma cidade, quebrando um recorde mundial de aglomeração humana – a ponto do monte de gente reunida ser visível do espaço.
Foto: ßlåçk Pærl, Wikimedia Commons
2 – Quatro das maiores religiões do mundo nasceram na Índia: hinduísmo, budismo, jainismo e o sikhismo. E, há quem diga, Jesus também teve um pezinho na Índia, mas aí já é controvérsia.
3 – A Índia tem a segunda maior rede ferroviária do mundo. E não para por aí: a Indian Railways tem 1.3 milhão de funcionários, número que faz da empresa a maior empregadora do planeta.
Trem no Himalaia indiano (Foto: Raghavan V, Wikimedia Commons)
4 – A Índia tem o maior número de mesquitas do mundo: são 300 mil. O que é curioso, já que a maioria da população indiana professa a fé hindu. Para quem não sabe, o Taj Mahal também é uma mesquita.
5 – Os meses mais produtivos da carreira dos Beatles ocorreram enquanto eles estavam em Rishikesh, na Índia, não na Inglaterra. Esse intercâmbio na Índia também foi decisivo para o rompimento do grupo.
6 – O Censo de 1961 catalogou 1652 idiomas e dialetos na Índia, uma das maiores diversidades linguísticas do mundo. As seis maiores línguas do país são faladas por mais de 50 milhões de pessoas.
7 – A Índia é a maior democracia do mundo. O número de eleitores indianos impressiona: 417 milhões.
8 – Sim, a Índia tem a maior indústria de cinema do mundo. Mas o nome dela não é Bollywood, que é apenas a indústria com sede em Mumbai e com filmes gravados em hindi. Também há espaço para Tollywood, Kollywood, Pollywood…
9 – Na terra das religiões, o Críquete é outra. E a última Copa do Mundo do desporto foi realizada lá, com os anfitriões ficando com o título. Na semifinal, disputada em Chandigarh, norte do país, a Índia derrotou o Paquistão, eterno rival. Vê se aprende, Brasil.
10 – O Mahalaxmi Dhobi Ghat, em Mumbai, é conhecido como a maior lavandaria a céu aberto do mundo.
Foto: Ekabhishek, Wikimedia Commons
11 – Oito biliões de passageiros. Sim, eu disse biliões. Esse é o número de pessoas que são transportadas por ano de trem na Índia
Foto: Tracy Hunter, Wikimedia Commons
12 – Existem 25 milhões de indianos vivendo fora da Índia, uma população expatriada maior do que a de países como Austrália, Chile e Moçambique.
12 – Todos os anos, três mil corpos humanos são avistados boiando no rio Ganges, nas proximidades de Varanasi.
13 – Por falar em Varanasi, a cidade sagrada dos hindus é uma das mais antigas do mundo: a região é habitada há cinco mil anos.
14 – 600 milhões de indianos não têm banheiro em casa. Isso explica porque tanta gente faz as necessidades (números 1 e 2) em público. A falta de banheiros já foi chamada de vergonha nacional pelo governo.
15 – Depois dos Estados Unidos, a Índia é o segundo país com mais falantes de inglês do mundo: são 225 milhões de pessoas. Quer se surpreender mais ainda? O terceiro colocado desse ranking é o vizinho Paquistão, que até 1947 era parte da Índia.
16 – A Índia tem o sétimo menor índice de população carcerária do mundo. Na frente do gigante asiático só países como San Marino e Liechtenstein.
17 – A cada ano nascem 27 milhões de indianos, número que equivale a população inteira de países como Venezuela e Arábia Saudita.
18 – A Índia tem o menor consumo per capita de carne do mundo, além do maior número de vegetarianos do planeta. As vacas indianas agradecem.
19 – O estado indiano de Meghalaya tem a fama de ser área mais húmida do planeta – em poucos lugares chove tanto quanto lá.
Foto: Rajesh Dutta, Wikimedia Commons
20 – Da floresta para a falta de chuvas. O deserto do Thar, na fronteira da Índia com o Paquistão, é um dos maiores desertos subtropicais do mundo e foi durante séculos uma importante rota comercial.
21 – E, no norte, A Índia ainda tem grande parte do Himalaia, tornando o clima do país um dos mais diversos do mundo. E isso sem falar das monções.
Sem comentários:
Enviar um comentário